Dia da Indústria é celebrado pela FIEMG de forma on-line devido a pandemia

Fotos Divulgação

Evento marca o reconhecimento da entidade a empresários que colaboram para o desenvolvimento de MG e Brasil

Anualmente a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) celebra o Dia da Indústria e, em 2020, devido à pandemia causada pela Covid-19, o evento teve um formato diferente. A cerimônia, realizado no dia 19/06, na sede da Federação, foi on-line e transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube. A solenidade, que é tradicional no calendário do setor industrial mineiro, marca o reconhecimento da entidade a empresários que, com empreendedorismo e visão de futuro, colaboram de forma decisiva para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

“Esse é um dia da indústria atípico”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, contando que a instituição ponderou a possibilidade de não realizar o evento. “Não podíamos fazer isso devido aos grandes nomes que seriam homenageados”, afirmou. “Temos muito a comemorar e celebrar os empresários que fazem a diferença no estado e no país. Por isso não poderíamos deixar em branco. Vocês, empresários, são o motor do estado, que geram empregos e renda”, afirmou.

Em 2020, o empresário que recebeu a medalha de Industrial do Ano foi Marco Antônio Tonussi, diretor de Marketing e Mercado da Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente. O empresário também é sócio da holding INSPIRAR Participações, empresa mineira que fabrica ventiladores pulmonares para tratamento da Covid-19. “É com grande surpresa e alegria que recebo a homenagem. Estou representando uma equipe talentosa e meus irmãos, que são parceiros projeto”, afirmou Tonussi, com emoção, pontuando que esse reconhecimento traz também o peso da responsabilidade.

“Em um sábado chuvoso de março senti um desconforto perante os acontecimentos relacionados à pandemia na Itália e o medo da chegada da doença no Brasil. Mas despertei para ação e assim nasceu a gene da Inspirar. Agradeço a Deus, meu guia, por isso”, revelou Tonussi, para os demais empresários que acompanharam o evento on-line: “Nunca desista de seus sonhos”. Atualmente a INSPIRAR Participações tem material para a fabricação de 7,5 mil respiradores, mas existe a possibilidade de aumentar a produção para 12,5 mil. Os respiradores, no momento, estão em fase de testes e documentação na ANVISA, que solicitou também, um relatório médico da usabilidade do equipamento. “A homologação pode sair a qualquer momento”, revela Tonussi.

Categoria Meio Ambiente

Já o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Luiz Gomes Vieira, recebeu o título de Construtor do Progresso 2020, pela categoria Meio Ambiente. “Estamos vivendo o novo normal, mas isso não tira o simbolismo da data e basta resgatar a história do da indústria e o seu primeiro agraciado, Juscelino Kubitschek. Estamos tentando fazer jus a essa honraria, trabalhando para que o desenvolvimento no estado seja justo e sustentável”, afirmou Vieira.

Para o secretário, o maior desafio é que o desenvolvimento econômico e social seja feito com bases sustentáveis. “Acredito que só se faz meio ambiente através de pessoas e empresas, que fazem uso de recursos naturais e que conheçam disposições legais para que suas atividades sejam seguras e sustentáveis. Neste momento atual, de grandes dificuldades, temos que combater a pobreza, através da inclusão e do desenvolvimento social, da geração de emprego e renda. É importante darmos condições para que a população mineira tenha melhor qualidade de vida”, ressalta Vieira.

Agostinho Patrus, presidente da Assembleia Legislativa de Minas, participou do evento por meio de vídeo e deixou uma mensagem por vídeo. “No parlamento de Minas, a indústria sempre é reconhecida”, disse. O governador Romeu Zema também enviou um vídeo cumprimentando o setor produtivo e agradeceu a parceria da Federação no combate à pandemia.

O Dia da Indústria

Celebrado dia 25 de maio, foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da Confederação e da FIEMG.

Desde 1960 a FIEMG confere o Mérito Industrial de Minas Gerais a empresários que se destacam em suas atividades, pelo pioneirismo, coragem e atuação na comunidade. A escolha é feita por uma comissão, que é responsável pela apreciação e julgamento dos candidatos indicados.

Em 2020, além do Industrial do Ano e do Construtor do Progresso, outros 14 empresários foram homenageados. Em respeito ao isolamento social causado pela pandemia a Covid-19, os agraciados receberão, em suas casas, os certificados.

 

Saiba quem são eles na lista abaixo:

– Aristides Teixeira Filho – Diretor-presidente da Fiação e Tecelagem São Geraldo Ltda

– Carlos Eduardo Christino Manera – Presidente da Construtora Europa Eireli

– Carlos Rodolfo Schneider – Presidente da Ciser Fixadores Automotivos S/A

– Eli Foscarini  – Sócia-proprietária da Mandioca Sertaneja Ltda

– Euzébio Venturim Júnior – Sócio-administrador da Gran Vale Ltda

– Heloisa Bertoli – Sócia-administradora da J. Bertoli & Companhia Ltda

– Ilso José De Oliveira – Diretor-presidente da Reta Engenharia Ltda

– Ivanildo Gualberto Lopes – Presidente da Localix Serviços Ambientais Ltda

– Jeovane Geraldo Da Silveira – Sócio-proprietário da Indústria e Comércio de Calçados Palma

– José Antônio Bernardes – Diretor de Captação e Logística da Embaré Indústrias

– Neila Michelle Formaggini Prado Alves – Sócia-diretora da Mastercar Centro Automotivo Ltda

– Paulo Antônio Da Costa – Presidente da Siderúrgica Fênix

– Paulo Romes Junqueira – Proprietário da Junco Indústria e Comércio Ltda

– Ricardo Garcia Da Silva Carvalho – CEO da Belgo Bekaert Arames Ltda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *