Coluna Educação com Luzedna Glece – 16.08.2020 – A importância da leitura para o avanço do desenvolvimento social, cognitivo e intelectual do aluno

Por Luzedna Glece de Freitas Delfino(*)

É indiscutível a importância da leitura na formação intelectual e social do aprendiz. O ato de ler faz com que o leitor tenha respostas para o mundo como um todo e para o que está acontecendo ao seu redor. A leitura abre caminhos, gera conhecimento e o conhecimento proporciona a reflexão que leva o ser a possuir uma mente liberta. Mas, para muitas crianças, torna-se necessário um incentivo constante e criativo por parte, principalmente, das instituições de ensino. As famílias precisam agir em parceria provocando tal gosto no âmbito familiar. O despertar para o exercício da leitura deve iniciar na Educação Infantil, onde grandes projetos podem e devem ser desenvolvidos gerando de forma lúdica o prazer inicial pelo ato de ler. Como diz Paulo Freire, “é preciso que a leitura seja um ato de amor.”

Nos anos seguintes, após o gosto inicial adquirido, a escola deverá realizar constantes avaliações com o objetivo de detectar as dificuldades apresentadas individualmente por cada aluno. O professor, compreendendo as dificuldades normalmente apresentadas com interpretações de pequenos e grandes textos, deve estimular esses educandos a produzirem seus textos para que assim eles possam desenvolver as suas competências e habilidades, estimulando a leitura como um processo de libertação da criatividade e da reflexão crítica do cidadão. Precisamos entender que a leitura é fundamental e necessária para a criação de um indivíduo crítico, preparado para discutir seus pontos de vista como a forma que ele enxerga o mundo e a sociedade que o cercam.

Adrian Luthiero, inteligentemente, afirmou que “a leitura é a maior arma contra a ignorância e o mais esplêndido modo de mudar o mundo. Pois com a leitura ganha-se conhecimento e com o conhecimento você conquista o mundo.” Falamos constantemente sobre a tão importante e necessária transformação social, porém essa só acontecerá através da educação. A educação libertadora constrói leitores com visões amplas, bem direcionadas e com o poder da crítica reflexiva tão necessária. Portanto, quero enfatizar nesse texto que o ensino da leitura e da escrita deve ser influenciado por toda a sociedade, mas a escola tem que tomar posto principal nessa função, delegando aos professores de qualquer segmento o trabalho de chamar a atenção para leitura e para o desenvolvimento da escrita de forma a expressar ideias e pensamentos, gerando mentes brilhantes. Os professores devem ter então o papel de mediadores do conhecimento.

Afinal, a leitura tem importância fundamental na vida das pessoas. A necessidade da leitura está em todos os lugares, pois a mesma possibilita a apropriação de conhecimentos e informações, em relação a qualquer contexto. A leitura movimenta o cérebro, onde diversas ondas se movimentam, facilitando uma aprendizagem e comunicação bem eficazes.

“Ler é a chave da vida: abrimos as portas ao conhecimento e com ele alcançamos um mar de sabedoria que nunca termina.”

 

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(*)Diretora proprietária do Centro de Excelência Integrado Avançar – CEIAV; graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Uma resposta para “Coluna Educação com Luzedna Glece – 16.08.2020 – A importância da leitura para o avanço do desenvolvimento social, cognitivo e intelectual do aluno”

  1. Concordo plenamente. Precisamos ir além da alfabetização e criar oportunidades para que nossas crianças possam conhecer tudo o que a leitura de livros pode proporcionar a elas. Criança alfabetizada, que toma gosto pela leitura, descobre um mundo de conhecimentos e tem sua aprendizagem potencializada.

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