Coluna Educação com Luzedna Glece – 06.09.2020 – O valor do exemplo em tempos de pandemia

O valor do exemplo em tempos de pandemia

Por Crislene Cristina de Souza Marques

Pedagoga, especialista em Gestão Educacional, psicopedagogia e MBA em Gestão de Projetos, diretora pedagógica do Colégio CEIPA e presidente do Projeto Cuidar

Visando a mudança nas famílias, novos formatos e construção de novos valores, percebemos a importância no “valor do exemplo” dado às crianças no contexto familiar, pois as crianças são o reflexo dos pais.

Para Zamberlan e Biasoli- Alves (1997), o papel dos pais, além de ser o de prover bens, sustento dos filhos, educação informal e preparo à educação formal, consiste em transmitir valores culturais de diversas naturezas (religiosos, morais, tradicionais, acadêmicos). Os pais têm a missão de dividir afazeres e controlar rotinas, as quais são assimiladas pela prole no desenvolvimento da personalidade.

Dessa forma, é preciso avaliar como está sendo a interação entre pais e filhos, que atualmente devido a pandemia, e devido às mudanças ocorridas nas relações sociais, até surtiu efeito positivo. Os laços familiares estavam escassos, não se tinha tempo e nem espaço perante a rotina acelerada do dia a dia.

Com o confinamento as famílias começaram a valorizar o tempo, as vivências e as relações.  O caos perante a pandemia possibilitou um novo olhar perante os laços e por mais que às vezes sobrecarregados, impostos por novas responsabilidades e nova rotina, por outro lado, passamos a experimentar novas vivencias em família.  Com a pandemia ficamos estacionados, desaceleramos e aprendemos uma nova forma de conviver em família.

Com toda esta mudança e visando melhor qualidade nas relações familiares, vale aos pais  repensarem e reverem os  seus comportamentos em relação às crianças através de atividades como, lê um texto, assistir um vídeo, avaliar a rotina familiar, fazer um passeio em família, brincadeiras envolvendo todos os membros da família, elogiar, reconhecer e agradecer uns aos outros expressando sentimentos e pensamentos que, muitas vezes não são ditos e demonstrados.

Como diz o ditado africano “o exemplo vale mais que mil palavras”. O reflexo positivo é muito importante para a formação do caráter e de boas ações no meio social. Nada adianta a escola reforçar estes valores se a família não participar.

Temos, como pais, nos preocuparmos com a qualidade de tempo dada aos nossos filhos, não com a quantidade de tempo que passamos com eles. Damos mais a valor a coisas e muitas vezes recompensamos o tempo com presentes e promessas ao invés da presença meramente dita… E que exemplo é este que estamos deixando? E que pessoas estamos preparando para as gerações futuras? Ser pais é muito mais do que uma missão, é uma responsabilidade.

————————————-

(*)Diretora proprietária do Centro de Excelência Integrado Avançar – CEIAV; graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *