83ª Subseção da OAB/MG: 29 anos valorizando os advogados de Contagem

Foto Adelcio R. Barbosa/Arquivo

Fundada em 18 de outubro de 1991, a 83ª Subseção da OAB/MG, sediada em Contagem, completou em 2020, 29 anos de história e dedicação aos advogados e estagiários contagenses.

Sua primeira sede foi na Rua Bueno Brandão, 143 – sala 109, ocasião em que tomou posse, por aclamação do Conselho Seccional, sua primeira diretoria, presidida pelo Dr. Antônio José Diniz.

Em 1992, a sede da Subseção passou a funcionar em pequena sala no Fórum Dr. Pedro Aleixo. Neste ano, foi realizada a primeira eleição para mandato de dois anos (1993 a 1994). Em 1995, teve nova eleição, com os mandatos passando para triênios.

Em 1998, a sede da subseção foi instalada, provisoriamente, em uma sala localizada no Edifício Mix Shopping Elah, na Praça Tiradentes, bem ao lado do Fórum, mantendo-se a pequena sala dentro do Fórum, como sala de apoio ao advogado.

Cada diretoria que passou pela Subseção trouxe em sua gestão benesses ao longo dos anos, como por exemplo, a inauguração, em 15 de setembro de 2005, da tão sonhada Casa do Advogado Contagense, montada e equipada de modo a satisfazer aos anseios dos advogados que aqui militam, contando hoje, com auditório de 110 lugares, equipado com aparelhagem de som e ar-condicionado, onde são realizados reuniões, seminários jurídicos e solenidades de entrega de carteiras, dentre outros eventos.

A OAB Contagem atualmente conta com mais 3000 (três mil) inscritos, possuindo, ainda, mais de 40 Comissões atuantes que contribuem para os avanços da Subseção.  Neste ano de 2020, atípico em nível global, do qual a Subseção completa seus 29 anos de muito trabalho  os diretores foram testados a inovar e recriar a forma de administrar, viabilizando, mesmo em período de distanciamento social, uma aproximação de todos os advogados e estagiários com a Casa dos Advogados Contagense.

Uma das formas utilizadas para possibilitar essa aproximação foi a utilização de mecanismos e aparatos tecnológicos, dentre eles, redes sociais e plataformas de videoconferência, levando a todos, via acesso remoto de qualquer lugar em que se encontram, aos cursos e seminários, e, na sua grande maioria, de forma gratuita, facilitando assim a atualização profissional.

A Subseção encontra-se preparada para atender aos anseios da advocacia neste momento de readequação social que, além de disponibilizar salas de apoio em todos os fóruns da comarca, assegura aos inscritos o uso do escritório compartilhado e espaço próprio para a realização das audiências online, com todos os aparatos tecnológicos e cuidados necessários para evitar a propagação do Coivd-19.

Ademais, a Subseção uniu forças com o Poder Judiciário para dar celeridade ao Projeto de Virtualização dos processos judiciais físicos, viabilizando o retorno presencial das atividades forenses.

Segundo o atual presidente, Dr. Sanders  Alves Augusto, a OAB Contagem segue trabalhando em prol da defesa da advocacia, dos direitos, buscando caminhos que assegurem, não somente aos advogados e advogadas, mas também aos jurisdicionados que buscam e necessitam do amparo da justiça. “As mudanças trazidas pela pandemia trouxe a necessidade de um novo olhar para o mundo. E a OAB Contagem está atenta a esse novo olhar, sabendo que o novo trouxe novas oportunidades de trabalho, de convivência, de conhecimento e acima de tudo muita ressignificação”, reitera o presidente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *