Deputada Marília Campos é eleita prefeita de Contagem pela terceira vez

Foto Janine Moraes/Divulgação

A deputada estadual Marilia Campos (PT) foi eleita prefeita de Contagem pela terceira vez. Ela teve 147.768 votos, o que representa 51,35% dos votos válidos. Antes, ela já havia sido eleita em 2004 e 2008.

A petista desbancou no segundo turno da eleição municipal o advogado Felipe Saliba (DEM), que teve 48,65% dos votos válidos (139.987 votos). A prefeita eleita acompanhou a apuração da casa dela, no bairro Eldorado.

Trajetória

Marília Campos é mineira de Ouro Branco e nasceu em 14 de setembro de 1961. É deputada estadual em seu terceiro mandato e psicóloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Casada com o economista José Prata de Araújo, tem três filhos: Natália, Pedro e Vinícius. Mora no bairro Eldorado desde 1986.

A trajetória política de Marília é ascendente. Das oito eleições que disputou ganhou seis: vereadora, três vezes deputada estadual e duas vezes prefeita de Contagem, única mulher da história da cidade a ser eleita e reeleita. Mais de 72% aprovavam a sua gestão ao final do segundo mandato, em 2012.

Em sua primeira disputa ficou em terceiro lugar na eleição de 1996 para a Prefeitura, com 18% dos votos válidos. Em 1998, foi a terceira suplente nas eleições para deputada estadual. E a partir de 2000, quando foi eleita a vereadora mais votada pelo PT em sua cidade, venceu todos os cinco pleitos subsequentes, com votações expressivas.

Marília foi a primeira presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – CDDM da Assembleia Legislativa, a primeira a ser escolhida após a transformação da Comissão de Extraordinária para Permanente, o que representou um grande avanço para as pautas feministas na Casa. Atualmente além de integrar a CDDM, participa das Comissões de Trabalho e Previdência e da Extraordinária Pró-Ferrovias.

Marília foi presidenta do Sindicato dos Bancários de BH e Região, cargo que exerceu por dois mandatos, sendo eleita em 1990 e reeleita em 1993. Foi no ambiente do trabalho e na universidade que ela viu despertar sua paixão pela política. Iniciou a militância social como integrante do movimento estudantil, em Uberlândia.

Vice-prefeito

O vice da chapa é o ex-vereador e ex-deputado Ricardo Faria. Ricardo Faria é fisioterapeuta e sempre atuou na luta pelo bem-estar e qualidade de vida por meio da promoção da saúde.  Filho de João e Neia, nasceu e foi criado em Contagem. Casado com Carol, é pai do Arthur. Iniciou sua trajetória no movimento estudantil e foi eleito pela primeira vez vereador em 2008, atuando de maneira ativa e propositiva em defesa dos direitos do povo. Sua atuação parlamentar eficiente o levou a ser reeleito como um dos mais votados da história da cidade, com 6.412 votos. Em 2013, tornou-se secretário municipal de Saúde e no ano seguinte foi eleito deputado estadual. Em 2016, licenciou-se da Assembleia Legislativa para assumir a Secretaria de Estado de Turismo. Em sua gestão o setor ganhou visibilidade, por meio de diversas ações e programas que promoveram e valorizaram os encantos de Minas, com suas belezas naturais e com sua rica gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *