Consultas marcadas do Iria Diniz passam a ser feitas nas unidades de Saúde

As consultas especializadas e outros procedimentos, anteriormente marcados para o Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, passaram a ser feitas nas outras unidades de saúde pública do Município, desde a última segunda-feira, dia 11.  Também foi apresentado pela prefeita Marília Campos, o Plano de Contingência para a prestação dos serviços e a médio e a médio e longo prazos a prefeitura providenciará um novo local para funcionamento definitivo da unidade que foi demolida.

A descentralização das consultas especializadas aproxima a população dos serviços e, segundo a prefeita, garante uma economia aos cofres municipais de R$ 160 mil por mês, já que não haverá o pagamento de aluguel do imóvel. “Foi realizado um contrato de locação com o município por 60 meses, ao fim deste período, a administração teria um gasto de R$ 9 milhões”, destacou.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, a atual administração focou na solução. “Na semana que vem, vamos iniciar uma estratégia de descentralização das consultas, aproximando o atendimento médico dos bairros. Queremos deixar a população tranquilizada, principalmente, as pessoas que tiveram as consultas suspensas”, garantiu, informando que profissionais da Secretaria de Saúde entrarão em contato com os pacientes e haverá um sistema de informação por meio da ouvidoria, disponível para os usuários.

A remarcação das consultas poderá ser feita por meio dos telefones: 3472-6274/ 3472-6275/ 3472-6277/ 3472-6278.

Confira abaixo onde serão realizados os atendimentos das consultas e procedimentos realizados pelo Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz:

Ginecologia e Obstetrícia

– Os atendimentos do Pré-Natal de Alto Risco (PNAR) serão realizados de forma descentralizada no CASF Vargem das Flores (usuárias de Vargem das Flores), CCE Ressaca (usuárias do Nacional e Ressaca) e UBS Centro (CAD/antigo prédio do Mafunfo) (usuárias do Eldorado, Sede, Riacho, Petrolândia e Industrial).

– Os agendamentos de ultrassonografias obstétricas serão realizados no ambulatório do Centro Materno Infantil.

Cirurgia geral, cirurgia plástica e dermatologia (cirúrgica)

– Os atendimentos serão realizados no centro cirúrgico do Hospital Municipal de Contagem (usuários do Eldorado, Sede, Industrial, Riacho, Petrolândia e Vargem das Flores) e no centro cirúrgico do Centro de Consultas Especializadas Ressaca (usuários do Ressaca e Nacional).

Serviço de Acompanhamento de Curativos Especiais (SACE) Angiologia e Cirurgia Vascular

– Os atendimentos do SACE, ambulatório de curativos Pé-diabético e dos atendimentos de angiologia e cirurgia vascular serão realizados na UBS Cesu Eldorado.

Ambulatório de Hematologia

– Os atendimentos (consulta e coleta de material para mielograma e/ou biópsias) estão sendo realizados no ambulatório do Hospital Municipal de Contagem.

Programa de Acompanhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

– Os serviços do IST serão realizados no CEREST Contagem.

Cardiologia, Dermatologia, Ortopedia, Urologia e Geriatria

– Os agendamentos serão encaminhados para o CASF Vargem das Flores (usuários de Vargem das Flores), CCE Ressaca (usuários do Nacional e Ressaca) e na UBS Centro (CAD/Mafunfo) – usuários do Eldorado, Sede, Riacho, Petrolândia e Industrial.

Mastologia, Gastroenterologia, Endocrinologia e Nefrologia

– Os atendimentos de mastologia, nefrologia, gastroenterologia e endocrinologia para a UBS Centro (CAD/antigo prédio do Mafunfo).

Otorrinolaringologia e oftalmologia

– Contratação emergencial para a oferta de consultas oftalmológicas até que o novo ambulatório esteja pronto.

– Os atendimentos de otorrinolaringologia e oftalmologia serão realizados na nova sede do CEAPS na rua Tumbirá

Serviço e Reabilitação (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional)

– O serviço de reabilitação (fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional) serão retomados após reforma da antiga estrutura do Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (CEAPES).

Outras ações:

– Contratação emergencial, ampliação da oferta de Eletroencefalografia (EEG), consultas oftalmológicas, ultrassonografias de vias urinárias, abdominal, mama/axilar e de articulações de forma a suprir as demandas previstas, até que um novo equipamento seja apresentado para a gestão.

– Reforma da antiga estrutura do Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (CEAPES), para transferência do serviço de ultrassonografia, eletrocardiografia e eletroencefalografia, além de atendimentos de consultas especializadas que foram transferidos para o CEREST.

– Articulação com a Ouvidoria do SUS Contagem para melhor orientação dos usuários quanto à reorganização da oferta de serviços do Centro de Especialidades Iria Diniz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *