Contagem expande vacinação dos profissionais da rede privada de saúde

Foto Ronaldo Leandro

Em Contagem, a vacinação contra a covid-19 dos profissionais de saúde da rede privada começou a ser expandida para clínicas e hospitais. Nesta quinta-feira (18/2), equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram imunizar os funcionários do Laboratório Hermes Pardini, no bairro Eldorado.

Já foram vacinados profissionais dos hospitais Santa Rita e São José, das clínicas de hemodiálise, Vitae Center e Unimed. Até essa quarta-feira (17/2), 7.754 trabalhadores da saúde (das redes pública e privada) receberam a primeira dose da vacina e 2.371 foram imunizados com a segunda dose. A estimativa do público prioritário de profissionais de saúde é de cerca de 16 mil.

Vacinação dos Grupos Prioritários

Contagem recebeu 25.066 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca para imunizar os grupos prioritários. Dessa forma, o público-alvo foi fragmentado seguindo os critérios do Plano Nacional de Vacinação. Os primeiros a receberem a vacina contra a covid-19 foram os profissionais de saúde da linha de frente, idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPI) e pessoas com deficiência em residência inclusiva. Com o recebimento de mais 3.500 doses, começaram a ser vacinados os idosos a partir de 89 anos.

A prefeitura começou a cadastrar os idosos a partir de 85 anos e, na medida em que as doses das vacinas forem enviadas pelo Ministério da Saúde, serão aplicadas neles, por meio de agendamento. CLIQUE AQUI para acessar o cadastro.

Calendário

A segunda dose das vacinas está sendo aplicada seguindo os critérios dos fabricantes: para a CoronaVac o prazo entre as doses é de duas a quatro semanas; e a vacina da AstraZeneca, o período é de três meses. Para os profissionais de saúde, a SMS está fazendo a aplicação da segunda dose, seguindo a mesma logística de como foi na primeira. Para os idosos, a SMS divulgará em breve os detalhes da aplicação da segunda dose.

O restante da população deverá aguardar a divulgação do calendário de vacinação, público-alvo e locais para as próximas fases da imunização, que serão divulgados pela prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *