Contagem tem mais 21 leitos de enfermaria para o tratamento da covid-19

Como medida de enfrentamento à pandemia de covid-19, Contagem tem mais 21 leitos de clínica médica. A ampliação foi possível após a Secretaria Municipal de Saúde destinar a volta da UPA Sede como referência para os casos da doença. A unidade localizada no centro de Contagem está sendo reservada exclusivamente para atendimento aos casos de covid-19 e começou a receber pacientes na quinta-feira, dia 11.

Com essa reorganização o município passa a contar com 63 leitos de enfermaria para covid. A iniciativa de destinar os 21 leitos covid na UPA Sede é uma das estratégias contempladas do plano de contingência adotado pela prefeitura para combater a pandemia e corroborar no enfrentamento da atual taxa de transmissão do coronavírus e da alta ocupação de leitos de UTI e enfermaria.  Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde da quinta-feira (11/3), Contagem teve uma ocupação de 94% dos leitos de UTI covid e 82% dos leitos de enfermaria.

Segundo o secretário de Saúde, Fabrício Simões, logo no início da gestão da prefeita Marília Campos, foi feita a ampliação de mais 10 leitos de UTI covid, com mais os 21 que estão sendo implantados somam 31 novos leitos. “Além do esforço que a população tem feito para reduzir a velocidade de transmissão do vírus, a Secretaria de Saúde, por outro lado, também tem investido para aumentar a capacidade de leitos do município. Se não fosse isso, com certeza estaríamos numa situação muito pior do que nos encontramos hoje. Já temos um estudo, caso seja necessário, para conseguir ampliar ainda mais o número de leitos, mas isso tudo tem um limite, e pode chegar num ponto que a gente não tem para onde mais alocar os pacientes. Então, pedimos a população para manter os cuidados nesses dias para que não seja necessário iniciarmos todo esse projeto”, disse.

A unidade será retaguarda para os casos menos graves da doença que necessitem de leitos de clínica médica e terá suporte do Hospital Municipal e de Campanha (Santa Helena) de Contagem para os casos de maior gravidade. A Sede também continuará como unidade de internação fechada, recebendo os pacientes das outras Unidades de Pronto Atendimento (Upas), que serão encaminhados via regulação.

Os atendimentos prestados à população de Contagem seguem os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em consonância, a prefeita Marília Campos, desde o primeiro dia da sua posse, decretou ações importantes para o enfrentamento da pandemia, como é o caso do Pacto pela Vida, sempre com o olhar focado e cuidadoso com a área da saúde do município. Tendo como objetivo promover o diálogo com a cidade, o planejamento, o monitoramento e a execução de ações e serviços enquanto perdurar a pandemia, por meio da gestão compartilhada da Secretaria Municipal de Saúde e do Instituto de Gestão e Humanização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *