Exposições marcam a reabertura do Museu Histórico de Contagem/Casa de Cultura

Marcando a reabertura da Casa da Cultura / Museu Nair Mendes Moreira, a Secretaria de Cultura promove mostras fotográficas dedicadas a Comunidade Quilombola dos Arturos e também a exposição de objetos, vestuários e instrumentos ritualísticos utilizados nos seus festejos do congado.

Ainda, compondo a ocupação do espaço interno do Museu, o público visitante poderá conferir as tradicionais pinturas que compõem seu acervo, mostrando paisagens e referências históricas de Contagem.

 Intimidade Azul

A exposição reúne fotografias do ensaio fotográfico feito pelo jovem fotógrafo e produtor de conteúdo audiovisual, Danilo Alves, numa imersão no universo particular e intimidade de Mário Braz da Luz, patriarca da Comunidade dos Arturos. O objetivo do fotógrafo foi apresentar um outro aspecto da cultura dos Arturos, geralmente associada ao Congado e à Folia de Reis, nos seus festejos tradicionais coletivos, trazendo o foco para as pessoas e suas individualidades. As imagens mostram um pouco do cotidiano, a movimentação, o lar, o lugar nos seus aspectos afetivos, materiais e espirituais, a simplicidade profunda do Seu Mário e sua esposa, Dona Dodora, na intimidade do universo familiar.

O projeto da exposição foi contemplado pelo FMIC – Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, em 2018, mecanismo de incentivo e fomento à cultura que compõe o grupo de políticas da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude da Prefeitura de Contagem.

A remontagem da mostra homenageia e reafirma a importância de Mário Braz da Luz e Dona Dodora para a Comunidade dos Arturos e toda a cultura de Contagem. Grande Mestre benzedor e Patriarca, Seu Mário foi o último filho vivo de Arthur Camilo Silvério, falecido em maio de 2021, assim como Dona Dodora e sua filha, que logo depois, infelizmente também sucumbiram à Covid-19. Uma lembrança comovente da família, retratos de sua energia, beleza, simplicidade e força.

Pérolas Negras

Um ensaio fotográfico com mulheres da Comunidade dos Arturos, retratos de sua beleza singular. No projeto, contemplado no Edital do FMIC 2019, fotógrafo profissional Mateus Machado Brandão buscou ângulos e locações para fotografar as modelos com maquiagens, roupas e adereços que identificam a africanidade, em atitudes de empoderamento, protagonismo e valorizaçao da RAÇA NEGRA e sua ancestralidade. Ao deslocar o foco da coletividade característica das tradições congadeiras para a beleza individual característica de cada mulher fotografada no contexto contemporâneo, a exposição mostra uma outra forma de expressão e identificação étnica, um orgulho e afirmação de ser mulher e ser negra. O conjunto das fotografias, impressas em tecido, tem suavidade e leveza, ao mesmo tempo que potencializa a beleza das mulheres fotografadas.

As garotas da Comunidade dos arturos que participaram do ensaio fotográfico foram Ana Tereza Heredia Luz, Beatriz Aparecida da Luz, Brenda Gabrielle, Cristiane Nascimento, Ellen Camila, Juliana Rosária da Luz Silva, Marcelly Vitória, Maria Goreth Costa Heredia Luz, Michelle Cristina, Rani Dandara, Stefany Eduarda, Waldilene Paula, Walquiria Júnia da Silva, Lara Manuelly Silva Luz, Thaynna Emanuela Silva Luz, Cássia Cristina, Yasmin Alexia Dias dos Passos.

As exposições podem ser visitadas, até 15 de outubro, presencialmente na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira. Agendamentos de grupos pelos telefones: 3352-5321 ou 3352-5323 Ou virtualmente no site da prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *