‘Natal de Luz 2021’: Contagem ganha iluminação especial em mais de 30 pontos

Fotos Newton de Castro Resende

Contagem voltou a brilhar. Na quinta-feira, 25 de novembro, a cidade se iluminou com um show de luzes e atrações natalinas que encantaram uma multidão de pessoas que passou pelo Espaço Popular, no centro da cidade. Quase 2 milhões de lâmpadas foram ligadas em 31 pontos da cidade. “O Natal de Luz 2021” contou, ainda, com uma programação musical e circense especial, carretinha do Papai Noel e show de fogos.

Dentre as atrações do evento, apresentações da Banda da Guarda Civil de Contagem, da Folia de Reis da Comunidade dos Arturos e da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. Palhaços circenses entreteram os presentes durante as festividades.
Também estiveram presentes o “Papai Noel” e a “Mamãe Noel” que receberam a chave da cidade das mãos da prefeita Marília Campos, que fez questão de ressaltar a importância do reencontro entre as pessoas. “Mesmo que de máscaras, estamos aqui juntos, espalhando otimismo, esperança e fé. E que o ano que vem seja mais feliz”.

  Diversas praças da cidade já contam com uma decoração moderna, com inovações tecnológicas em árvores e lâmpadas coloridas, além de presépios e enfeites de Papai Noel. Nas cores branco quente, branco frio, verde, vermelho, azul e rosa, a iluminação natalina é feita com lâmpadas de LED (Light Emitter Diode, ou, Diodo Emissor de Luz) – tecnologia que possibilita um consumo de energia até 90% menor, além de proporcionar mais beleza para a ornamentação natalina.
Na praça da Jabuticaba, “Anjos de Luzes” fizeram a alegria da criançada e dos adultos, que aproveitaram a novidade para tirarem fotos e postarem em suas redes sociais. Também receberam iluminação especial a Igreja Matriz de São Gonçalo, a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira e o Centro Cultural, que compõem o circuito cultural da cidade.
O objetivo do “Natal de Luz 2021” é estimular as pessoas a ocuparem os espaços públicos, a se encontrarem e despertarem o espírito de harmonia e alegria, mas sem esquecer de observar os cuidados sanitários de prevenção à Covid-19. Para o aposentado Joaquim de Freitas, ver a cidade iluminada e com eventos é algo há muito tempo esperado. “As pessoas ficaram muito tempo em casa e estavam ansiosas por isso. E o Natal é uma soma de muitos valores, de muitas reflexões, de uma troca de sentimentos. Sinto isso aqui hoje, numa festa muito bonita”, falou.
Já Arlete Reis lembrou a importância de as pessoas se reunirem. “Natal é um momento de encontros e reencontros. A pandemia afastou muito as pessoas, que aos poucos estão voltando a se ver. Hoje é um momento que ficará guardado na lembrança de muitas pessoas”.
Com seu filho no colo, o empresário Adriano Antônio da Silva ressaltou que “música e luzes alegram a cidade”. “Tudo ficou muito lindo. Árvores e locais iluminados, algo que há tempo esperávamos. É importante vermos mulheres, crianças, jovens e idosos, juntos, no mesmo local, celebrando o Natal, convivendo e curtindo uma programação musical. Esperamos por mais momentos assim”.
Na sexta-feira, dia 26, foi a vez da inauguração das luzes na praça da Glória, com apresentação da Folia de Reis e show.

Programação segue
– Dias 1º (avenida Nossa Senhora de Fátima, próximo à rua Quintino Bocaiúva , no Nacional) e 2/12 (praça Carlos Luz, no Riacho) – Circuito do Papai Noel, banda da Guarda Municipal, show Contagem canta o Natal e Trio Amadeus.
– Dia 3/12 (Praça Tancredo Neves) – Circuito do Papai Noel, Cantata de Natal, Banda da Guarda Municipal, Batucarte e show especial com artistas locais.
– Dias 8/12 (praça Irmã Maria Paula, Petrolândia), 9/12 (praça Antônio José, Ressaca), 15/12 (praça do Coreto, Vargem da Flores) e 16/12 (CSU Industrial), a programação terá Circuito do Papai Noel, Banda da Guarda Municipal, Contagem Canta o Natal e Trio Amadeus.
– Dia 17/12 (Espaço Popular) – Orquestra Camerata, Banda da Guarda Municipal, 14 Bis e Coral Canto de Minas.
– Dia 18/12 (Espaço Popular) – Circuito do Papai Noel, show com a Banda da Guarda Municipal e com a Orquestra Mineira de Rock.
A Prefeitura de Contagem alerta para o uso de máscaras e atenção aos protocolos de combate à pandemia do novo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *