Programa Sem Limite beneficia e dá autonomia a portadores de deficiência

Ao longo de seus 15 anos de existência, o Programa Sem Limites vem beneficiando milhares de contagenses, com alto grau de comprometimento de mobilidade, transportados para escolas – da educação infantil ao ensino superior – e tratamentos médicos. No final do mês de fevereiro, o programa contava com 337 usuários credenciados.

O Serviço dispõe de 24 vans, com capacidade para transportar três pessoas usuárias de cadeiras de rodas e seus acompanhantes, ao mesmo tempo. Os beneficiados são pessoas com deficiência que não possuem condições de utilizar o transporte coletivo convencional.
Ofertado pela Prefeitura de Contagem, de forma gratuita, o serviço conta com gestão e execução, em formato intersetorial de responsabilidades, pelas secretarias de Direitos Humanos e Cidadania; de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Educação, além da Autarquia Municipal de Trânsito e de Transportes de Contagem – TransCon. “Garantimos o direito de ir e vir, proporcionando o acesso a equipamentos de saúde e educacionais de forma gratuita e permanente”, ressaltou a prefeita Marília Campos.
Considerando os dados de fevereiro/2022, foram 928 solicitações de atendimento fixos (saúde e educação) e 124 solicitações de atendimentos esporádicos, ou seja, os que não constam da rota fixa. “O Sem limite impacta a vida de 337 usuários cadastrados e de 337 famílias, levando a eles o atendimento humanizado e acolhendo as especificidades de cada um”, disse a superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Regina Lopes Silva.
Morador do bairro Fonte Grande, Kauã José Lucca da Silva, é uma das pessoas atendidas. O jovem de 15 anos tem paralisia cerebral bilateral e utiliza o transporte para ir à escola, fisioterapia e consultas médicas. “Gosto muito do Sem Limite, pois ele estaciona na porta da minha casa e me leva aos lugares. Toda a equipe é muito boa e todos são bem educados e atendem bem. Eu e minha mãe só temos a agradecer”, contou o contagense, que utiliza o programa há 6 anos.
De acordo com Simone Inácio da Silva, 45, mãe do Kauã, o Sem Limite veio para melhorar a vida de quem tem deficiência e de quem os acompanha, pois oferece um ótimo transporte com segurança e conforto. “O programa é muito bom, pois nos leva em locais que, se fossemos depender de outros meios, seria muito difícil. Por exemplo, quando está chovendo, é muito difícil ir de ônibus e carro. Os motoristas são muito atenciosos e só tenho a agradecer tudo que o programa traz para nós”, reiterou Simone.

Serviço humanizado
e de qualidade
Desde 2021, o Sem Limite vem aprimorando seus processos de acompanhamento e monitoramento como, por exemplo, o atendimento via WhatsApp. Com a ferramenta, os usuários podem enviar declarações e/ou documentações, efetuar os procedimentos de agendar e/ou desmarcar atendimentos, com antecedência, além de esclarecer possíveis dúvidas. Outra conquista são os cartões de identificação dos usuários do Serviço de Transporte Especial Sem Limite que potencializou o controle e otimizando as rotas. “O sem limite me ajuda muito com o deslocamento para ir nas terapias do CER IV. Se não fosse esse transporte eu não teria condições de levá-la nas terapias por causa da distância da minha casa ao Centro Especializado de Reabilitação”, disse Natália de Oliveira, 33, moradora do bairro Industrial. A contagense é mãe de Júlia de Oliveira, de quatro anos, com paralisia cerebral.

CER IV
O Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV, localizado no bairro Europa, oferece serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências, com profissionais altamente capacitados, técnicas inovadoras e equipamentos modernos. O equipamento ainda conta com uma oficina ortopédica, onde são confeccionados órteses e próteses para os usuários.

Serviço
n Sem Limite: Ligação telefônica ou WhatsApp: 3392-2720
n CER IV: Endereço: Av. José dos Santos Diniz, 880 – Europa – Contagem – Horário de atendimento: 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira – Contato: 3356-6909.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *