Missa e festa nas comemorações do Dia do Trabalhador em Contagem

Foto Reprodução Rede Globo

Apesar de em menor número, fiéis marcam presença na Missa do Trabalhador. No Eldorado, mais de três mil pessoas participam da Corrida do Trabalhador, que foi seguida de show da Bartucada   

A tradicional Missa do Trabalhador em Contagem contou com o retorno do público após dois anos devido a pandemia do coronavírus. A cerimônia, celebrada na Praça da Cemig, até maio de 2019, este ano ocorreu na paróquia São José Operário, no bairro Industrial e foi comandada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, que ressaltou que o momento é de valorização dos trabalhadores. “Pedimos a Deus pelos trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo, mas principalmente pelos que são mais atingidos, seja pela pandemia ou pelo descaso de todas as políticas públicas que não oferecem condições para haja salários adequados”, reiterou.

Ainda por conta das restrições impostas pela pandemia, a tradicional benção das carteiras de trabalho não ocorreu durante a cerimônia.

 

Festa do trabalhador

 

Foto Luci Sallum

Em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras, a Prefeitura realizou no domingo, dia 1º, a Festa do Trabalhador. O evento que reuniu mais de 3.000 pessoas contou com show da banda Bartucada, prestação de serviços e a 14ª Corrida da Avenida João César de Oliveira. A comemoração foi marcada por muita alegria e diversão e aconteceu no Eldorado, em frente ao Big Shopping.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, participou da corrida e agradeceu a toda a equipe da Prefeitura que se empenhou para organizar a festa. “Um viva aos trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade”, exaltou.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Rubens Macedo, destacou a satisfação da retomada da tradição da atividade esportiva e de valorização do trabalhador no município de Contagem. “Esse evento retornar para avenida João César, nesse dia do trabalhador, é muito importante, pois mostra a pluralidade de Contagem. Hoje não foi uma corrida somente de alto rendimento, valorizamos também o desporto de participação, de pessoas com diferentes idades e dos mais diferentes segmentos e regiões”, pontuou o secretário.

Além das atividades culturais e esportivas, o público pode se informar nos stands sobre os serviços do Sine, orientação sobre ofertas de vagas e cursos de qualificação, de receber orientações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Referência do Empreendedor de Contagem e encaminhamento aos demais setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e orientações para a atuação como Microempreendedor Individual – MEI. Os empreendedores da Feira da Economia Solidária e da Agricultura Familiar marcaram presença com barracas com alimentação, bebidas e artesanatos. A equipe do Programa Contagem Ativa também participou do evento, animando e fazendo o aquecimento dos atletas antes da corrida.

A corrida teve três modalidades, sendo duas de corrida (5km e 10km), nas categorias feminina e masculina; e um percurso de caminhada (2km). Os três primeiros lugares (feminino e masculino) das corridas de 10km ganharam troféus e prêmios em dinheiro.

Os vencedores da prova de 10 Km receberam premiação em dinheiro. Masculino:  1º lugar – Gilmar Silvestre, 2º lugar – Edmilson Santana e 3º lugar – Valério Fabiano; Feminino: 1º lugar – Larissa Marcelle, 2º lugar – Janaína Santana e 3º lugar – Valéria Cândido

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *