No Giro da Bola com Ivan Marques (Japão) – 01.07.2022 – A situação dos clubes de Contagem

A realização da Copa Municipal de Futebol Amador adulto e o torneio da Categoria Sub-14 promovidos pela Prefeitura de Contagem vieram demonstrar a importância do futebol amador na cidade.

Campos lotados e a participação popular serviram para os clubes que ficaram paralisados de suas atividades durante o período da pandemia – diga-se de passagem que ainda não acabou e precisa que todos tenham o máximo de cuidado – retornarem novamente aos campos m para disputar uma competição de alto nível e  preparar suas equipes para os campeonatos oficiais da cidade, de responsabilidade única e exclusiva da Liga Desportiva do Município de Contagem (LDMC).

A Copa Municipal não indica nenhum representante e é apenas uma competição para prestigiar a volta do futebol no município. Neste sentido, está servindo de parâmetro para os campeonatos oficiais, que indicarão os representantes da cidade na Copa Itatiaia, Corujão e Mineiro, através da LDMC, que está passando por reformas estruturais, de pessoais e ampliando seu atendimento igualitário para todos os clubes.

É preciso salientar que a Copa Municipal que está sendo disputada é de inteira responsabilidade da Secretaria de Esporte, que graças ao empenho do secretário Rubens Macedo, do subsecretário Rafael e da equipe de trabalho, está sendo uma competição do mais alto padrão de qualidade.  A Liga não tem nenhuma participação na organização, mas a diretoria que está assumindo a partir do dia agora, está tirando proveito das coisas boas que estão acontecendo para aperfeiçoar os campeonatos oficiais da entidade.

A Liga Desportiva será como sempre foi, parceira da prefeitura através da Secretaria de Esporte, e tem como meta contribuir com o desenvolvimento do esporte da cidade e a partir desta nova gestão, abrir suas portas com total transparência para os dirigentes que desejarem saber o que Liga tem para oferecer e com o intuito de resgatar a soberania da entidade que anda um pouco abalada, devido más gestões anteriores.

Não há como fugir da responsabilidade da entidade diante dos clubes, mas também os clubes precisam entender que são entidades privadas e é de inteira responsabilidade de seus gestores cumprirem o que determina seu estatuto. A Liga não tem a responsabilidade de arcar com as despesas dos clubes, nem como isentar do Código Tributário da FMF e nem pelos atos de seus diretores.

Que fique bem claro que para disputar as competições oficias da LDMC, os clubes precisam estar em dia com suas atas, com o CNPJ e com o licenciamento anual. Se não estiveram documentados de acordo com a lei em vigor, não poderão participar dos campeonatos oficiais na modalidade em que estiver e serão automaticamente rebaixados de uma divisão para outra. Isto não é determinação da Liga e sim dos órgãos como Receita Federal e Federação Mineira de Futebol.

Para legalizar um tine de futebol, o único caminho é o cartório. Esses estabelecimentos, geram calafrios em muitas pessoas, principalmente por conta da burocracia e das taxas cobradas, mas são os responsáveis por realizar esse tipo de registro.

Saudações!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *