Edição do Circuito e-Minas reuniu 200 empresários na ACIC em Contagem

Sandrelli Rois, presidente da Associação Comercial de Contagem (ACIC) e o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues

A penúltima edição do Circuito e-Minas, que aconteceu na quinta-feira, dia 11, em Contagem, reuniu cerca de 200 empresários e representantes das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs). O painel na parte da manhã foi composto por Fernando Passalio, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, pela prefeita de Contagem, Marília Campos, Thiago Magalhães Tavares, superintendente de Micro e Pequenas Empresas do BDMG e Adriano Carvalho, diretor de Atração de Investimentos do Invest Minas.

A anfitriã Sandrelli Rois, presidente da Associação Comercial de Contagem (ACIC), abriu os trabalhos parabenizando a Federaminas e o presidente Valmir Rodrigues, por promover em Minas Gerais um evento de grande relevância como o Circuito e-Minas. “É muito importante para os empresários da região se reunir e dialogar com o governo e associações da região”, destacou, na abertura

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, por sua vez, ressaltou os desafios que enfrentou, em virtude da pandemia nos dois primeiros anos de sua gestão. “Discutir sobre desenvolvimento econômico é importante, para que juntos nós possamos encontrar soluções e assim construir um estado próspero e cada vez mais desenvolvido”, reiterou Valmir.

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, por sua vez, ressaltou os desafios que enfrentou, em virtude da pandemia nos dois primeiros anos de sua gestão. “Discutir sobre desenvolvimento econômico é importante, para que juntos nós possamos encontrar soluções e assim construir um estado próspero e cada vez mais desenvolvido”, reiterou Valmir.

A prefeita de Contagem Marilia Campos, convidada do painel “Pelo desenvolvimento de Minas”, acredita que o crescimento do desenvolvimento local está diretamente ligado, à atração de negócios para Contagem e o trabalho para aproveitar os pontos positivos de cada cidade, pois cada uma tem características e peculiaridades únicas.

Mardem Magalhães, diretor de Operações do Sebrae, também parabenizou a Federaminas pelo circuito e reforçou que, através do Circuito E-Minas, o Sebrae tem conversado com diferentes cidades e unindo forças com a as associações comerciais. “Depois desse desafiador período da pandemia, dialogar com os empresários e associações comerciais é de extrema importância”, reafirmou.

Já o diretor de Atração de Investimentos do Invest Minas, Adriano carvalho, falou sobre a importância do poder público e o setor privado caminharem juntos em busca do desenvolvimento de Minas Gerais. Adriano também ressaltou a importância das ACEs para o avanço econômico do estado. “O desenvolvimento econômico só acontece quando realmente mudamos a vida das pessoas”, pontuou.

Na sequência, o secretário Fernando Passalio discorreu sobre a atuação da secretaria, que, segundo ele, busca o criar um ambiente de negócios favorável para o crescimento de Minas. Ele pontuou que todo empresário é social e, em sua visão, o ato de abrir uma empresa já é uma forma de fomentar empregos, renda e consequentemente o desenvolvimento local. “A melhor consultoria do governo é através da escuta da sociedade”, garantiu.

Ao final do painel, o público teve a oportunidade de fazer perguntas aos convidados, que responderam questionamentos sobre a reforma tributária, economia, a relevância da participação das associações comerciais, para conversar com o governo e buscar ações efetivas para progresso do estado.

 

Reunião com representantes das associações comerciais

A parte da tarde se iniciou com uma importante discussão sobre empreendedorismo feminino e debate racial, levantada por Ester Sanches, especialista em Filantropia Internacional, Desenvolvimento Econômico, empoderamento feminino e racial. Neste sentido, ela comentou com os líderes das ACEs sobre a relevância de qualificar mulheres e outras pessoas em situação de vulnerabilidade, para que o conhecimento possa ampliar a renda e assim, gerar lucros para os empreendedores das comunidades.

Dando continuidade ao evento, Antônio Augusto Freitas, gerente do Sebrae, fez uma apresentação sobre os principais programas da instituição, que atua diretamente com políticas públicas para disseminar as iniciativas, no qual agregam ao movimento associativista e de desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

O presidente Valmir Rodrigues retornou ao palco para junto do gestor comercial da Federaminas, Haenderson Sena, falar sobre os produtos e benefícios da entidade. De acordo com Valmir, a proposta da Federaminas é levar para as ACEs soluções que também sejam benefícios para os filiados e parcerias estratégicas que ajudem no crescimento da região e do estado.

Logo após, Duda Torres, gestora de projeto da Federaminas, apresentou o edital do Programa Empreender e explicou o que é o projeto e como as associações podem participar do programa. Além disso, Duda tirou as principais dúvidas do público e convidou as associações para participarem do encontro que haverá na Federaminas na próxima semana, quando haverá a capacitação referente à metodologia do Empreender e também será feita uma oficina de elaboração de projetos.

Ao final do evento, as associações puderam conversar entre si sobre as principais ações que tem desenvolvido, trocar experiências e networking. Para mais informações sobre o programa Empreender ou benefícios da Federaminas entre em contato conosco através do e-mail: relacionamento@federamimas.com.br.

 Próximas datas do Circuito E-Minas

Na reta final do circuito, o último evento acontece na próxima semana, dia 18 de agosto, em João Monlevade, das 9h às 18h, na ACIMON, Rua Floresta, 100 – Carneirinhos, João Monlevade – MG. Para participar basta fazer a inscrição gratuita através do link: https://www.sympla.com.br/circuito-e-minas-2022—federaminas-joao-monlevade__1647574

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *