Patrão e funcionários devem ficar em alerta com as gafes na ‘Festa da firma’

Foram dois anos sem grandes comemorações e cheio de encontros virtuais, mas finalmente, as reuniões online darão espaço aos abraços apertados, as conversas olho no olho e uns bons drinks. Com a chegada do fim do ano e a trégua no período de incertezas em virtude da pandemia, os convites para encontros, reuniões, festas e amigo oculto passarão a acontecer com mais frequência do que antes. Afinal, o saudosismo típico dessa época é a principal motivação das pessoas para celebrarem mais um ano de amizade, parceria e profissionalismo.

Quando se fala de encontros e festas mais íntimas, fica mais fácil, mas quando o assunto são as festas corporativas, é preciso levar em consideração outros elementos. Afinal, é durante esse tipo de evento que os diretores costumam apresentar os números e as projeções para o ano seguinte, celebrando o ano que passou e também o momento ideal da empresa em demonstrar todo o seu carinho e gratidão com os colaboradores.

Por isso, antes de definir o dia, horário, local e o cardápio do evento, deve-se levar em conta qual é a mensagem que a empresa quer transmitir; se será uma festa apenas para se divertir ou se haverá momentos mais sérios, se os acompanhantes são bem-vindos. Depois disso, começa deve-se afunilar os detalhes: será algo mais despojado, temático ou um jantar mais comportado?

Outro ponto importante para líderes e colaboradores é não ir com tanta “sede ao pote” e saber se controlar neste retorno das festas corporativas, lembrando que a festa vai durar apenas algumas horas, mas o trabalho vai continuar. Pensando nisso, a dica é procurar evitar usar roupas muito extravagantes, chamativas ou que cause algum constrangimento, já que mesmo sendo uma festa, não se pode esquecer que é uma festa corporativa e que haverá amanhã.

Outra grande dica se dá no comportamento, evite beber demais para não passar situações constrangedoras, como pedir aumento para o chefe, brincar demais com aquele colega de trabalho, falar mal de algum procedimento dentro da empresa.

O estilo musical que tocará durante a noite, também faz toda a diferença. Por se tratar de um evento corporativo, evite músicas com palavreado que pode constranger alguns funcionários, optando por uma playlist variada, que traga sons mais leves e dançantes, para agitar todos e não deixar ninguém parado, mas sempre alinhado às regras da empresa.

E lembre-se: vale curtir o momento, aproveitar o ambiente descontraído e tentar se aproximar daquele colega do departamento ao lado, partilhando conteúdo, risada e boas lembranças para que o próximo ano seja ainda melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *