Coluna Educação com Luzedna Glece(*) – 19.03.2023 – O ensino da Língua Portuguesa

O ensino da Língua Portuguesa

Por Arielle Aline da Cruz Pereira

Professora de Português, Literatura e Produção de texto dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais; mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG; e pós-graduanda em Gestão Educacional pelo SENAC.

 

Nós usamos nossa língua materna desde a infância. Então por que devemos estudá-la por toda a vida?

É preciso saber ler, escrever, interpretar, e é preciso fazer tudo isso muito bem, já que dominar a gramática da Língua Portuguesa é essencial para a boa comunicação, para o êxito profissional além de ser base para o aprendizado de todas as outras disciplinas.

O professor de português é o profissional com diploma de nível superior em Letras. O ensino da língua portuguesa é tratado de forma transversal no Brasil, ou seja, a disciplina é obrigatória em todos os níveis de aprendizagem, desde os primeiros anos do ensino fundamental até em cursos superiores.

Possenti (1996) define gramática como um “conjunto de regras” que devem ser seguidas, que são seguidas e que o falante da língua domina. A gramática normativa, “- conjunto de regras que devem ser seguidas – é a mais conhecida do professor de primeiro e segundo graus, porque é em geral a definição que se adota nas gramáticas pedagógicas e nos livros didáticos” (POSSENTI, 1996).

Algumas crianças entram para a escola com três ou quatro anos, com essa idade elas ainda não leem ou escrevem, mas utilizam da oralidade para comunicar-se. Nessa fase, já acontece o ensino da gramática normativa a partir da correção da fala da criança feita pelo pedagogo. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o aluno começa a ser alfabetizado, ou seja, faz uso da leitura e da escrita e, para ensinar o aluno a ler e escrever, o docente emprega a gramática normativa, que é utilizada pelo discente, mesmo que de forma inconsciente.

Já nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, o uso da gramática acontece de forma efetiva e consciente por parte dos alunos, que devem aprendem as nomenclaturas, regras de conjugação, concordância verbal e nominal e demais regras sintáticas. Essa aplicação acontece durante todos os anos da educação básica, e o aluno aprende a falar, ler e escrever corretamente a partir do que é ensinado a ele desde a alfabetização, ou seja, ele internaliza esse conhecimento e o leva durante toda vida escolar.

Diante dos conceitos apresentados, podemos apresentar alguns benefícios de se aprender português: (1) melhora a forma como nos expressamos; (2) estimula o gosto pela leitura; (3) aumenta nosso repertório; (4) evita que o “internetês” saia da internet; (5) é a sétima língua mais falada do mundo; (6) é a base para a compreensão de outras disciplinas; (7) desenvolve a imaginação e criatividade.

Com isso, concluímos que cabe ao professor de Língua Portuguesa colaborar e instruir seus alunos para que eles possam ser cidadãos críticos e atuantes no meio em que vivem, visando uma sociedade mais justa e igualitária mediante à educação.

(*)Luzedna Glece – Diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

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