Rapper lança álbum musical para divulgar resultados de pesquisa acadêmica

Foto Júlia Bonella

O rapper Vulgo Elemento, pseudônimo de Daniel Péricles Arruda, acaba de lançar o álbum musical Jovens Invisíveis como modo de divulgar um dos resultados da pesquisa intitulada “Processos de subjetivação das juventudes periféricas: cultura hip-hop, cotidianidade e reconhecimento”, desenvolvida durante o pós-doutorado entre 2017 e 2019 no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Lógicas Institucionais e Coletivas (NUPLIC), sob supervisão da Profa. Dra. Maria Cristina Gonçalves Vicentin.

Com a produção musical do DJ Duck Jam, participações de Érika Hansen e Dona Elza e design gráfico de Nayara Silva, o álbum é constituído por 10 faixas que apresentam importantes reflexões sobre as juventudes periféricas, as desigualdades sociais, a violência, o racismo e o amor como possibilidade de transformação e afirmação de existências. Sobre o título da obra Jovens Invisíveis, nas palavras de Vulgo Elemento expressas na faixa de mesmo nome:

“[…] Jovens invisíveis fáceis de encontrar/ Jovens invisíveis em qualquer lugar/ Jovens invisíveis onde quer que eu vá/ São invisíveis: você olha, mas não vê/ E se vê, não se preocupa, não sabe o porquê/ São invisíveis: você sente, mas não toca/ Não se toca, que o jovem não curte o que sufoca/ Indivisíveis: andam em grupos ou sozinhos/ Se afirmam como podem, inclusive, nos rolezinhos/ Indivisíveis: estão nas praças e nas ruas/ Muitos deles, nessa altura, deitados nas sepulturas/ […]”

Para ouvir o álbum:

Youtube

Spotify

Para ler o artigo da pesquisa:

https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1296

Para saber mais sobre Vulgo Elemento: https://linktr.ee/vulgoelemento

E-mail: contatovulgoelemento@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *