Diversão em Cena 2023 leva espetáculos e oficinas gratuitos a Contagem

Duharte Fotografia

Curadoria da Agentz Produções Culturais, a programação já passou por Itatiaiuçu e Mateus Leme e, agora, circula por Contagem, Juiz de Fora, Itaúna e Belo Horizonte, com vivências e apresentações de artes cênicas e música, para toda a família.

No próximo domingo, dia 4, domingo, o Parque Fernão Dias de Contagem recebe o Diversão em Cena 2023 – maior programa de formação de público para teatro infantil do país – que na ocasião, traz oficinas e espetáculos voltados para toda a família.  Das 9h às 11h, os pequenos se divertem com as oficinas de Bolhoterapia, Formas Animadas e as apresentações de minipeças do Festival de Teatro Lambe lambe. A partir das 11h, começa o “Nosso Grande espetáculo” da Adorável Cia (RJ), que conduz a plateia a uma experiência única pelo universo do circo.

Mais informações pelo site www.famb.org.br/diversaoemcena ou pelo Instagram da Agentz Produções Culturais @asminasdacultura. Este projeto é realizado com benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais – CA No 2018.13604.0350, pela Agentz Produções Culturais e integra a programação do Diversão em Cena 2023.

Com experiência de 25 anos realizando projetos por diversas regiões brasileiras à frente da Agentz Produções Culturais, a produtora e curadora Fernanda Vidigal afirma: “ainda temos poucas iniciativas culturais de qualidade direcionadas à infância, no país. Optamos, então, por oferecer dentro do programa Diversão em Cena uma ‘experiência lúdica’ para o espaço público, porque acreditamos que praças e parques são democráticos e estimulam o encontro e a convivência entre as pessoas”. Ela destaca ainda que: “a programação não é somente para crianças, mas para toda a família. As oficinas, vivências e espetáculos foram selecionadas para proporcionar o encontro e a experiência de “brincar” junto”, garante.

A programação começa em Contagem, com a oficina de Bolhoterapia que propõe às crianças a construção de brinquedos com cordões e hastes que se transformam em fazedores de bolhas de sabão. “A Bolhaterapia é um movimento pelo livre brincar e autonomia dos pequenos. Ocupa hoje as praças e parques de cinco regiões brasileiras e países da América do Sul, com as brincadeiras das bolhas de sabão gigantes”, conta.

Em seguida, tem oficina Formas Animadas, proposta pelo Grupo Girino, que ensina a construir bonecos de papel ou material reciclado e experimentar sua manipulação e encenação em pequenos cenários, estimulando, nos pequenos aprendizes, a composição estética e habilidades plásticas. Os artistas da companhia belo-horizontina apresentam ainda ao público de Matheus Leme seu Mini Festival de Teatro Lambe Lambe: uma “viagem encantadora” e única, feita para um espectador por vez. Os espetáculos, que possuem técnicas tradicionais e contemporâneas do Teatro de Bonecos e Animação, trazem narrativas curtas (de até 2 minutos) e são apresentados dentro de caixas em que o espectador observa através de um visor. “Você é convidado a entrar em um mundo dentro de uma caixa e viajar com a história que será contada. Simplesmente lindo”, conta.

 

“Nosso grande espetáculo”, da companhia carioca Adorável Cia, apresenta, às 11h, uma performance pulsante, com mistura de linguagens e comunicação direta com plateia de todas as idades. A bailarina e palhaça Cecília Viegas e o ator, palhaço e diretor Marcos Camelo, levam para a cena, comicidade, música ao vivo, instrumentos excêntricos, acrobacia, dança, e muito trabalho físico. Tudo isso apimentado pelo clássico jogo de palhaços. “É um espetáculo completo, com muitos elementos circenses – malabares, equilíbrio, mágica, comicidade – e surpreende com final engraçadíssimo”, adianta Fernanda.

O Diversão em Cena 2023, com curadoria da Agentz Produções Culturais continua a percorrer o estado de Minas Gerais. No dia 2.07, chega a Juiz de Fora, no dia 16.07, a Belo Horizonte e, encerra a circulação, em 30.07, na cidade de Itaúna.

Diversão em Cena

O programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal, há mais de uma década tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Confira a programação completa em: www.famb.org.br/diversaoemcena.

Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *