Espetáculo “O Guarda-Chuvista”: teatro ocupa espaços públicos de Contagem

Espetáculo faz trazer reflexões sobre a cidade, sobre a convivência entre as pessoas e sobre a vida

 O espetáculo Guarda-Chuvista está sendo viabilizado pelo edital Movimenta Cultura do Fundo Municipal de Cultura de Contagem e é resultado do trabalho de um grupo de pesquisa artística que visa ampliar os horizontes artísticos no município

Uma cidade se faz de ruas, avenidas, prédios, casas, comércio, mas principalmente, claro, de pessoas. O problema é que muitas vezes elas, as pessoas, não ocupam, e não tem sequer, a oportunidade de ocupar espaços de sua cidade.  E se a população não ocupa, a arte muito menos.  Para mudar esse cenário, desde 2021 um projeto chamado “Travessias do Cotidiano- propõe ocupar as ruas de Contagem-MG através do espetáculo “O Guarda-Chuvista”, para ampliar ainda mais a continuidade e o enraizamento artístico dessas ações de pesquisa.

Após apresentações no último sábado, dia 17, na Praça do Coreto no Nova Contagem e no Parque Amendoeiras, no bairro Pedra Azul em Contagem, o espetáculo chega ao Parque Ecológico Eldorado em apresentação no sábado, dia 24, às 15h30.

Sobre o espetáculo

“O Guarda-Chuvista” é um espetáculo teatral de rua que retrata a história de uma figura peculiar que transita pelas vias urbanas, com seu inusitado carrinho. Utilizando o guarda-chuva como metáfora, a peça aborda questões de gênero, pluralidade, luta de classe. Com humor e reflexão, a personagem explora a importância desse popular objeto como um símbolo do amor, da proteção, fé e sonho, convidando o público a refletir sobre a vida.

Entender a cidade para além do concreto e o potencial de seu comércio, mas em suas contraditórias relações: entre os largos caminhos de avenidas; até os subúrbios, em seus becos e vielas. É em seu silêncio que Contagem esconde as suas verdadeiras histórias.  Partindo de histórias contadas e compartilhadas por moradores locais, o processo de montagem alinhou a pesquisa sobre o trabalho do ator e as formas autorais, na busca de um texto e de uma forma própria sem modelos estabelecidos.

Fruto do projeto “A Travessia dos Sonhos”, o espetáculo “O Guarda-Chuvista” é a continuação e a consolidação de uma pesquisa artística que visa ampliar os horizontes artísticos no município, assim como o caráter de resgate da memória das histórias e de seus artistas. Através de uma narrativa poética, a montagem também nos leva a pensar sobre a importância de nos conectarmos uns aos outros e como o amor pode ser um refúgio em meio às durezas de nosso cotidiano urbano.

Tendo o guarda-chuva como plataforma para discutir sobre diversas questões da atualidade, o espetáculo mostra como esse simples objeto abarca pessoas de diferentes origens e serve como um símbolo de união, esperança e solidariedade. A encenação é uma criação do Núcleo de Atuação e Pesquisa, com direção de Epaminondas Reis, atuação de Antônio Rodrigues e texto autoral de Francisco Falabella Rocha.

Serviço

DIA 24/06/23 (SÁBADO)

Horário: 15:30h.

Local: Parque Ecológico Eldorado.

Endereço: R. Paineiras, 753 – Eldorado, Contagem – MG.

 

Ficha Técnica

O Projeto "A Travessia dos Sonhos" apresenta o espetáculo "O Guarda-Chuvista"

Em cena: Antônio Rodrigues.

Direção: Epaminondas Reis.

Assistência de direção e dramaturgia: Francisco Falabella Rocha.

Cenografia e figurino: Adriano Borges.

Assistente de cenografia: Nilson Santos.

Identidade visual e comunicação: José Antônio de Almeida.

Produção audiovisual: Rodrigo Mangah.

Produção executiva: Rafael Eleotério.

Elaboração de projeto e assistência de produção: Rodrigo Mangah.

Coordenação geral: Epaminondas Reis

Colaboradores (histórias selecionadas): Ayan Hohlenwerger Matos, Ligea Fabiana da Silva Morais e Poli Dias.

Parceria: Núcleo de Atuação e Pesquisa.

Apoio e agradecimentos: agradecemos ao Cadinho e toda a equipe do Parque Ecológico Eldorado, que nos acolheu gentilmente durante o processo de construção deste trabalho.

Este projeto foi contemplado no Edital 001/2022 – Movimenta Cultura - Fundo Municipal de Cultura de Contagem-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *