Central de Hidratação inicia atendimento a pacientes com sintomas de dengue

Foto Janine Moraes

Unidade está localizada ao lado do Complexo Hospitalar Municipal e tem capacidade para receber até 120 pessoas por dia

A Prefeitura de Contagem inaugurou hoje, terça-feira (6/2), a Central de Hidratação Eldorado, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento de pacientes com dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é uma resposta ao contínuo aumento nos números de casos registrados no município. Antes mesmo da inauguração oficial, algumas pessoas com sintomas de dengue chegaram à unidade, sendo prontamente atendidos pelas equipes médicas.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, visitou a Central de Hidratação na manhã de hoje para ver de perto as instalações, conversou com os pacientes e falou sobre a importância deste novo espaço. “Diante dos números crescentes da dengue, da contaminação que leva ao sofrimento das pessoas, seguimos com o atendimento em todas as unidades de saúde e ampliamos, agora, com esta Central de Hidratação. Nós continuamos em toda a cidade com as ações de prevenção e contamos com a ajuda de todos, pois este é sempre o melhor caminho”, destacou.

A unidade irá funcionar das 7h às 22h para atendimento ao público externo e 24 horas para o acompanhamento de pacientes que precisam de continuidade nos cuidados. Possui duas salas de acolhimento, três consultórios médicos, uma sala de medicação rápida e observação com 14 poltronas, além de duas salas de observação/enfermaria com 16 camas, totalizando 30 leitos.

Para o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, o objetivo da Central de Hidratação é oferecer maior comodidade aos pacientes e aos profissionais de saúde. “Os números mostram que a demanda vai continuar aumentando e a gente optou por proporcionar uma estrutura adequada para este atendimento, pensando nas pessoas que chegam com sintomas e nos trabalhadores que estão na linha de frente do atendimento a estes casos”, explicou.

A unidade conta com um fluxo próprio de atendimento, que começa na triagem, feita logo após a chegada da pessoa com sintoma, onde é definido o grau de risco do paciente. Assim ele pode ser encaminhado para a consulta médica, que indicará os próximos passos, entre hidratação oral ou venosa, medicação ou mesmo o retorno para a casa, nos casos mais leves, com receita e orientações sobre o que fazer para evitar o agravamento dos sintomas.

Atendimento pediátrico

Vale ressaltar que o atendimento às crianças com sintomas de dengue continuará sendo feito, em um primeiro momento, nas UPAs Vargem das Flores, Ressaca e Industrial, além das UBS. Há também a previsão de ampliação da capacidade do Centro Materno Infantil, que tem previsão de abertura de 15 leitos de internação e hidratação.

Agilidade e bom atendimento

O primeiro paciente a chegar foi o Wanderson Felipe. Ele disse que ficou sabendo pela esposa de um amigo sobre a abertura da Central de Hidratação Eldorado. “Eu estava sentindo dor, além de outros sintomas da dengue e decidi procurar um médico. Pensei em ir para a UPA, mas imaginei que lá estaria bem cheio e resolvi vir aqui. Estou surpreso com o atendimento, que está bem rápido e muito bom”, afirmou.

Outro paciente atendido na unidade, Expedito Borges de Oliveira, disse que sentiu os primeiros sintomas ainda no domingo e que decidiu procurar atendimento ao ver que não melhorava. “Cheguei aqui por volta de 11h e já estou indo para a minha casa pouco depois do meio-dia.  Eu fiquei satisfeito, está tudo muito bom e eu fui muito bem atendido. Se tivessem outras unidades como essa aqui em toda Minas Gerais, talvez as pessoas não morreriam tanto por causa da dengue”, ressaltou.

É importante lembrar que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem recebendo pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya, com o reforço nas equipes para responder à crescente demanda. A previsão de funcionamento da Central de Hidratação é de 90 dias, podendo ser alterado para mais ou para menos de acordo com a situação de contágio por arboviroses no município.

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