Programa Elo por Elas: Prefeitura de Contagem lança o ‘Portal da Mulher’

Fotos Luci Sallum

A Prefeitura de Contagem realizou, na segunda-feira, 25 de março, o lançamento do ‘Portal Mulher’ – um dos eixos estratégicos que compõem o Programa “Elo por Elas” – no auditório do Fórum de Contagem. Desenvolvido como parte integrante das ações em prol das mulheres, o portal se destaca como um canal para acesso às políticas públicas relacionadas à temática e para potencializar ações de prevenção à violência.  Para acessar o Portal da Mulher, basta acessar https://portal.contagem.mg.gov.br/mulher

A finalidade é compilar as políticas públicas, ações e propostas de intervenção destinadas às mulheres do município, além das informações relacionadas às violências de gênero, rede de proteção, canais de denúncias, informativos e notícias. Com uma interface amigável e recursos acessíveis, buscou-se criar um ambiente digital seguro e acolhedor para todas as mulheres da cidade.

Este novo recurso, desenvolvido em parceria pelas secretarias de Defesa Social e de Direitos Humanos e Cidadania e demais órgãos e equipamentos vinculados à rede de proteção à mulher, representa um marco na rede de proteção à mulher em Contagem. Com foco na prevenção de todos os tipos de violência contra as mulheres, o “Portal Mulher” consolida esforços para oferecer suporte, informação e recursos essenciais para as mulheres da região.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou a importância desse novo equipamento digital e público que busca auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco e também informar e trazer mais cidadania aos munícipes. “Esse portal trará mais conexão a todas as mulheres contagenses e servirá de espelho para que outros municípios também possam seguir esse exemplo de atendimento, cidadania, respeito e a luta diária de todas as mulheres”, ressaltou.

Com uma interface amigável e recursos acessíveis, o Portal Mulher vai oferecer informações sobre políticas públicas disponíveis, além de servir como uma plataforma de denúncia e suporte para mulheres em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a secretária Municipal de Defesa Social, Viviane França, o Programa “Elo por Elas” é o primeiro programa social de Contagem que trabalha de frente no combate à violência contra a mulher. “A violência hoje tem gênero e ela atinge de forma sistematizada. O portal também veio para somar com a premissa do respeito às individualidades, particularidades e decisões das vítimas, de modo que seja preservada a sua dignidade, saúde e integridade física e psicológica”, afirmou.

Já na avaliação do secretário municipal de Dreitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a Prefeitura tem feito um trabalho intersetorial para consolidar cada vez mais as políticas públicas que promovam e defendam as mulheres no seu protagonismo. “Quero salientar que nesse governo municipal sempre pensamos em construir uma cidade para que todas e todos usufruam do melhor e tenhamos cada vez mais mulheres com a primazia em todas as frentes”, enfatizou.

O Programa “Elo por Elas” é uma iniciativa do município de Contagem e tem por objeto a prevenção à violência e redução dos índices de criminalidade de atos praticados contra mulheres na cidade. O próximo passo do programa, para o primeiro trimestre/semestre de 2024, são ações de instrução nos estabelecimentos, para identificar casos de vulnerabilidade ou possível violência contra mulheres.

 Reconhecimento e agradecimento

Durante o lançamento do portal, 25 mulheres receberam o certificado de reconhecimento e agradecimento pelas contribuições para a construção do programa, são elas:

– Guarda Municipal, integrante da Patrulha da Mulher – Alessandra Deusdete de Jesus;

– Secretária Geral da OAB Contagem – Ana Flavia dos Santos;

– Representante da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Angelica Pereira dos Santos;

– Presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra à Mulher da OAB Contagem – Ariane Martins Moreira;

– Guarda Municipal, integrante da Patrulha da Mulher – Benvinda Fernandes de Macedo Martins;

– Pesquisadora de Gênero – Bruna Camilo;

– Referência Técnica em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Educação – Dalila de Souza Reis

– Superintendente de Políticas Pública para Mulheres, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – Daniela Coelho;

– Conselheira Tutelar – Denise Reis;

– Subsecretária de Desenvolvimento Econômico – Elaine Cristina de Oliveira;

– Analista de Sistemas na Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação – Eva Alexsandra Vieira Coutinho;

– Socióloga na Secretaria Municipal de Defesa Social – Geisiane Lúcia da Silva;

– Comandante da 2ª Companhia de Prevenção à Violência Doméstica contra as Mulheres – Geovana Marcelino da Silveira Gonçalves;

– Superintendente de Jornalismo, da Secretaria Municipal de Comunicação – Kátia Cristiane Aparecida Cardoso;

– Delegada Titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Contagem – Laíse Aparecida Rodrigues;

– Guarda Municipal integrante da Patrulha da Mulher – Lidineia Cristina Dias dos Santos;

– Copeira MGS – Luciana Alves da Silva;

– Assistente Social da Secretaria Municipal de Defesa Social – Marcia Luciene Nascimento;

– Diretoria de Proteção Social de Alta Complexidade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar – Maria Cristina Benício dos Reis;

– Subsecretária de Assistência Social e Segurança Alimentar – Michele de Castro Caldeira;

– Superintendente de Políticas Públicas para Mulheres – Neimara Coelho Lopes;

– Representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Paula de Oliveira;

– 2º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – Raquel Alves da Silva;

– Gerente Comercial da Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem (CDL) Contagem – Raquel Rios;

– Presidente da Associação Comercial e Industrial de Contagem (Acic) – Sandrelli Rois Machado Rocha Faria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *