Câmara Municipal de Contagem inaugura posto de identificação da Polícia Civil

Com o objetivo de ampliar o leque de serviços prestados à população, a Câmara de Contagem inaugurou na terça-feira, dia 2, o posto de identificação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), responsável pela emissão da nova carteira identidade. A nova estrutura está localizada no hall de entrada da Câmara de Contagem.

Compareceram à solenidade diversas autoridades, dentre elas: o presidente da Câmara de Contagem vereador Alex Chiodi, o vice-prefeito Ricardo Faria, a secretária de Defesa Social Viviane França, a secretária de Educação Telma Fernandes, o chefe do 2º Departamento de Polícia delegado-geral Reinaldo Felício Lima, o delegado da Polícia Civil Wesley Geraldo Campos, o presidente da OAB Contagem Rogério Lisboa. Também estiverem presentes os vereadores Teteco, Daniel Carvalho, Vinícius Faria, Zé Antônio do Hospital Santa Helena, Denílso- da JUC, Silvinha Dudu, Bruno Barreiro, Gegê Marreco e Edgard Guedes.

A criação do posto de identificação é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a PCMG e a Câmara de Contagem. “Quando o Poder Público age em comum acordo para melhor benefício da sociedade isso traz uma alegria muito grande para nós, que somos servidores públicos”, ressaltou o delegado-geral Reinaldo Felício Lima.

A Polícia Civil já possui um posto de identificação vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) localizado na avenida João César de Oliveira, no bairro Eldorado. Com o novo espaço, busca-se ampliar os atendimentos.

O novo posto terá como coordenadora Rariúcha Braga Augusto, responsável pela implantação e coordenação do Proco- Câmara e que, agora, assume mais este desafio. A previsão é de que sejam realizados cerca de 20 atendimentos diários na unidade da Câmara. “É o segundo posto de identificação em Contagem. Como a cidade é grande, isso vai facilitar para a população, que não precisará fazer longo deslocamento para obter o seu documento”, destaca o delegado Wesley Geraldo Campos.

De acordo com o presidente da Câmara Alex Chiodi, a instalação do posto de identificação faz parte de uma iniciativa da atual legislatura que busca aproximar a população e o Poder Legislativo. “Conseguimos, em parceria com a Prefeitura, a vinda do Proco- em 2022 e, ano passado, tivemos uma conversa com a chefia da Polícia Civil para viabilizar a implementação dessa estrutura. O posto de identificação vem também em um momento muito oportuno, já que houve a implementação do documento nacional de identidade”, declarou Chiodi.

 Carteira Nacional de Identidade (CIN)

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o novo documento de identificação do Estado brasileiro. Todos deverão realizar a troca até 2032. Nela, constará apenas o número Cadastro de Pessoa Física (CPF). Opcionalmente, as pessoas podem solicitar a inclusão de dados adicionais, como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, identidade funcional ou carteira profissional, certificado militar, tipo sanguíneo, estado civil, e informações sobre condições de saúde que podem salvar sua vida. Para tanto, é necessário apresentar documentos comprobatórios. Além disso, no novo documento, o requerente poderá informar sua disposição em doar órgãos e seu nome social (acompanhado do nome do registro civil).

Interessados em adquirir a CIN, deverão realizar agendamento em página disponibilizada no site da Câmara (www.cmc.mg. gov. br/identidade) e comparecer, na data e horário marcados, na Câmara de Contagem com os seguintes documentos:

– Certidão de nascimento (se nunca foi casado): original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.

– Certidão de casamento: original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.

– Certidão de casamento averbada (se divorciado): original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.

– Opcionais: outros documentos com informações que o cidadão deseja inserir na carteira.

A primeira via impressa do documento é gratuita, já para a segunda, há uma taxa de R$ 105,59, que deve ser paga por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Após a emissão da carteira física, o cidadão poderá solicitar a versão digital do aplicativo GOV.BR.

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