Tradicional Missa do Trabalhador reúne milhares de fiéis em Contagem

Foto Newton Castro Resende

A tradicional Missa do Trabalhador e da Trabalhadora celebrada em Contagem na quarta-feira, feriado de 1° de maio, reuniu milhares de pessoas na Praça da Cemig. A celebração, realizada desde 1976, é uma homenagem a São José Operário, padroeiro dos trabalhadores, e reúne todos os anos, na Praça da Cemig, no Bairro Cidade Industrial, dezenas de pessoas e movimentos sociais.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA), Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, presidiu a celebração deixando uma mensagem encorajadora pelo dia da classe trabalhadora. “Na verdade, nós celebramos o dia de luta de classe dos trabalhadores e das trabalhadoras. E a igreja se une a todas e a todos neste dia para elevar a Deus uma prece, principalmente buscando realizar, através da fé, uma parceria nesta luta, através da oração, para que todos e todas tenham seus direitos, cada vez mais assegurados e garantidos”, afirmou.

Presente na celebração, a prefeita Marília Campos parabenizou aos trabalhadores e trabalhadoras, destacando a importância deste dia de luta por mais justiça social. “Estamos aqui para agradecer as bênçãos. Contagem vem apresentando saldo positivo com mais de 2 mil empregos gerados no mês de março deste ano e isso foi possível em consonância com a retomada do crescimento econômico no país”, afirmou.

Rosania Benício da Silva, veio da Vila Pérola, na região Ressaca, para participar da missa. “Vim da zona da mata para trabalhar no Hospital São José em BH e tive que parar após ter minha filha, pois não tinha ninguém para cuidar dela. Todas as vezes que fiquei desempregada, nunca passei necessidades, devo a São José. Venho todos os anos para agradecer “, disse.

A universitária Maria Lívia da Silva Mendes veio de Betim pela primeira vez na missa do Trabalhador. “Fui convidada pela minha cunhada e vim na expectativa de receber a benção dos trabalhadores”, disse.

No local da celebração, entidades sindicais afixaram faixas e cartazes pedindo melhorias salariais. Os movimentos sociais também marcaram presença com manifestações de protesto contra o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho e em defesa da não privatização das estatais mineiras.

Empregabilidade

Em 2023, Contagem foi a cidade que mais empregou em Minas Gerais, ficando apenas atrás da capital. Neste ano, o saldo da empregabilidade continua positivo. Segundo os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último dia 30 de abril, considerando os três primeiros meses do ano, o município gerou 2.065 novos empregos.

A Prefeitura mantém o Sine Contagem com centenas de ofertas diárias de vagas de trabalho. Os trabalhadores e trabalhadoras interessados podem procurar o equipamento que fica na rua Cel. João Camargos, 56 – Centro. (Horário de Atendimento: 8h às 17h) e no Sine Shopping Contagem, que fica na avenida Severino Ballesteros, 850 – Cabral, piso G3 – Estacionamento. (Horário de atendimento: 10h às 19h).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *