Preservar o patrimônio é cuidar da história e memória de Contagem

foto divulgação

Contagem conta com diversos espaços culturais públicos que estão abertos para a apreciação de toda a população, como a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira e a Casa de Cacos, ambos restaurados na atual gestão do município, além do Casarão Gentil Diniz, que está localizado no Parque Gentil Diniz.

Casa de Cacos – Foto Janine Moraes

Outros equipamentos estão em processo de restauração para futuramente atender à população da melhor forma possível, garantindo a segurança dos visitantes e a essência das edificações que são tão importantes para manter viva a história de Contagem. O Cine Teatro Tony Vieira é um dos equipamentos culturais que estão em processo de restauração. A previsão é que o espaço, tão icônico para a cidade, seja devolvido à população em breve.

O Centro de Memória do Trabalhador e a Estação Bernardo Monteiro são dois espaços que também estão sendo resgatados pela Prefeitura de Contagem. Ambos já estão em processo avançado de restauração estrutural e logo mais serão inaugurados para que a população contagense possa ocupar com arte e cultura esses dois locais tão marcantes para a história do município.

Além dos espaços entregues e os que estão em processo de restauração, a Prefeitura de Contagem, em breve, iniciará as reformas dos prédios que integram o Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho, conjunto arquitetônico formado por dois casarões de tipologia colonial (Casa Amarela e Casa Rosa) remanescentes do século XIX e um casarão em estilo eclético (Casa Azul), construído no início do século XX (por volta de 1936).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *