A Defesa Civil de Contagem segue intensificando os esforços para garantir atendimento a todos aos moradores da cidade. Para isso, utiliza a tecnologia de transmissão via WhatsApp sobre os alertas de emergência disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente.
São enviados alertas sempre que forem constatadas condições e pressupostos que caracterizam um dos cenários de risco previstos pela evolução das informações monitoradas pela ocorrência do evento ou pela dimensão do impacto, em especial.
Ao receber a informação de fonte externa, a Superintendência de Defesa Civil verificará, pelos meios disponíveis, a veracidade das informações, sendo ela a responsável pela emissão do alerta aos componentes do Comitê Gestor de Áreas de Risco (CGAR) e demais secretarias, assim como a população do município, priorizando a emissão do alerta à população localizada nas áreas de risco.
Os avisos foram destacados via Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024 para melhor facilitar nas cores e identificação. São eles para o risco de inundação:
– Alerta 1 – início do período chuvoso, nas cores azul e branco;
– Alerta 2 – perigo potencial, quando o volume estimado de chuva for entre 25 e 50 mm/24 horas, nas cores amarelo e preto;
– Alerta 3 – perigo, quando o volume estimado de chuva for entre 50 e 75 mm/24 horas, nas cores laranja e preto;
– Alerta 4 – grande perigo, quando o volume estimado de chuva for maior que 75 mm/24 horas, nas cores vermelho e branco.
Há, ainda, os alertas de riscos geológicos (deslizamentos) que se destacam assim:
– Alerta 1 – início do período de chuvas, nas cores azul e branco;
– Alerta 2 – perigo potencial, entre 25 a 70 mm em 72 horas, nas cores amarelo e preto;
– Alerta 3 – perigo, entre 70 a 115 mm em 72 horas, nas cores laranja e preto;
– Alerta 4 – grande perigo, acima de 115 mm em 72 horas, nas cores vermelho e branco.
A subsecretária de Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes, reiterou a importância dos alertas na cidade. “Todos precisamos ter conhecimento sobre as realidades que existem dentro das oito regiões de Contagem e a nossa população é fundamental é peça fundamental na escala de pensar sobre ameaças que possam surgir dentro de uma comunidade e de que maneira auxiliar aqueles que estão passando por dificuldades, por exemplo”, comentou.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Monitoramento
No contexto do município, o monitoramento dos eventos é feito de forma contínua, de maneira visual ou mensurada, contando-se com a colaboração de órgãos públicos municipais ou intermunicipais, e seus representantes, ou indivíduos da sociedade civil. Os agentes da Defesa Civil são responsáveis pelo monitoramento do clima, onde são verificados todos os dias nos sites do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Climatempo e Cartas Sinóticas.
A própria Defesa Civil realiza um outro tipo de monitoramento, por meio do acompanhamento e análise das informações diárias, ao longo do ano, das estações hidroclimatológicas de base nacional, com 10 estações convencionais (pluviômetros) e 5 pluviógrafos, instalados nos bairros Retiro, Centro, Praia, Eldorado e Fonte Grande.
São previstas também rondas noturnas, para identificação de moradores de rua e moradias sem infraestrutura e consequente distribuição de insumos de ajuda humanitária no caso de necessidade durante ou fora dos períodos chuvosos.
Em caso de emergência ligue sempre no 199.