Por Luzedna Glece(*)
Família e escola: uma parceria essencial na formação de valores e da cidadania
“O envolvimento entre responsáveis e educadores fortalece princípios éticos e sociais desde a infância”
A parceria entre escola e família é um dos pilares fundamentais na educação de crianças e jovens. Ao escolher uma instituição de ensino, os responsáveis devem considerar não apenas o desempenho acadêmico, mas também os valores que a escola vivencia e transmite aos alunos.
Entre eles, empatia, respeito e justiça são princípios ensinados no cotidiano familiar. Especialista em psicologia e psicopedagogia explicam que os estudantes geralmente têm os responsáveis como referência para as suas próprias ações. Segundo eles, se os pais valorizam seus compromissos e prezam pela pontualidade, a criança tende a reproduzir esse comportamento no dia a dia escolar, seja ao respeitar os horários de entrada e saída, os combinados para dormir ou os momentos de lanche. Essas vivências ajudam a formar e internalizar valores.
A escola também cumpre um papel fundamental, ao oferecer um ambiente onde os valores são praticados cotidianamente por todos os profissionais. Nesse sentido, é possível adotar ações simples e eficazes desde a educação infantil para reforçar essa formação, como cumprimentar colegas e professores, agradecer quando alguém ajuda em tarefas do dia a dia, convidar colegas sozinhos para brincar, ajudar quem enfrenta dificuldades em sala e compartilhar materiais.
Além disso, os educadores, muitas vezes, percebem comportamentos que podem sinalizar desafios no convívio familiar. A escola, então, atua como uma parceira ao alertar os responsáveis sobre atitudes que merecem atenção. Porém, pais não se dão conta de como suas próprias ações impactam a formação das crianças. O diálogo entre escola e família é essencial para alinhar condutas e construir uma relação harmônica e coerente.
O respeito à diversidade, a inclusão e os direitos humanos devem estar presentes na escola da mesma forma que na sociedade. Valores como empatia, solidariedade, cooperação, tolerância, justiça e diálogo são universais e fundamentais para uma convivência saudável. Por isso, fortalecer a conexão entre família e escola é um passo decisivo para combater o bullying, que ainda é muito recorrente em diversos ambientes escolares, e para criar um local onde todos se sintam acolhidos, respeitados e felizes por estarem juntos.
Sobre a Colunista
(*)Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.