Presidente Lula acompanha entrega de máquinas agrícolas na Ceasa Minas

Contagem sediou na quinta-feira, dia 12, na Ceasa Minas, a entrega de 318 máquinas agrícolas do governo federal para 301 municípios mineiros. O evento faz parte do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), que visa fortalecer o agronegócio nacional, fornecendo equipamentos mais modernos para as cidades do interior do país. O encontro contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre da Silveira (Minas e Energia) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário, que mais cedo, haviam cumprido agenda em Mariana (MG) para apresentar os avanços do Novo Acordo Rio Doce.

O Promaq tem como objetivos modernizar o setor agropecuário, aumentar a produtividade rural, promover o desenvolvimento regional e reduzir as desigualdades regionais. Por meio do programa serão realizadas aquisições e doações de máquinas e equipamentos agrícolas em redes e parcerias com organizações públicas federais, estaduais, distritais e municipais, além de organizações privadas.
A intenção é impulsionar e otimizar a produção agropecuária por meio do incentivo à mecanização, com ações direcionadas para modernizar atividades no campo, aumentar a eficiência produtiva e melhorar a qualidade de vida dos agricultores. A iniciativa foi instituída pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Portaria nº 775/25.
Em Minas, os 301 municípios beneficiados receberão motoniveladoras, retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, tratores e rolos compactadores. O valor investido pelo Governo Federal na aquisição das máquinas é de R$ 150 milhões. Além do estado, o Promaq já entregou 515 máquinas agrícolas para 460 municípios de nove estados.
Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não há como governar um país ou estado sem considerar a existência das prefeituras. “Prefeitos aumentaram o volume de reivindicação deles, porque a sociedade estava deixando de reivindicar o mínimo necessário para pedir um direito elementar. Fui aprendendo que não existe possibilidade de o país estar bem sem as cidades estarem bem. Da mesma forma que não existe a cidade estar bem se o país ou estado estiverem falidos”, destacou.
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, é fácil destruir, mas fazer acontecer as políticas públicas que atendem a população precisa de muita dedicação. “O Promaq é um programa muito relevante e os prefeitos, as lideranças, os deputados, sabem o que significa ter máquina e equipamento para fazer estrada, para abrir uma rua, fazer uma drenagem, uma compactação”, afirmou, ressaltando que a entrega de hoje em Minas Gerais é a maior já feita pelo programa.

Ministro defende medidas do governo
O cenário econômico foi outro assunto do evento. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, citou a queda da inflação e a redução no preço de alimentos como arroz, feijão e tomate. Teixeira também saiu em defesa das medidas alternativas ao IOF, que estão no decreto e na medida provisória publicados na última quarta-feira, dia 11, pelo governo federal. “O que se busca pedir ao Congresso Nacional é para taxar bets. E eu pergunto, vocês são favoráveis à taxação de bets? Taxar fintechs, que são pequenos bancos que vão crescendo e ninguém fiscaliza, ninguém sabe se o dinheiro é daqui ou de lá, se é limpo ou é sujo. E taxar também criptomoedas, que é um mercado que o povo desconhece. E também o andar de cima da nossa sociedade, já que quem paga muito imposto na nossa sociedade é o andar de baixo”, reiterou.
O senador mineiro, Rodrigo Pacheco, enfatizou que o governo federal tem uma relação de absoluto apreço e grande carinho com o povo de Minas. “Temos aqui a presença dos prefeitos para que possam ser contemplados com aquilo que é absolutamente essencial na política: a efetividade, o resultado prático na vida das pessoas”, registrou.
O prefeito em exercício Ricardo Faria destacou que a entrega dos equipamentos reforça ainda mais a importância do apoio do governo federal aos municípios, que precisam lidar no dia a dia com as necessidades dos cidadãos. “Em Contagem, por exemplo, temos muitas obras em andamento, sejam estruturais, de drenagem, mobilidade entre outras, que contam com verbas advindas de emendas ou de linhas de financiamentos. A verba vem de lá e a gente melhora a vida das pessoas aqui”, afirmou Faria.
Também participaram do evento deputados federais e estaduais, prefeitos de diversas cidades mineiras, vereadores e lideranças de todo o estado.

Ausências
A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), não participou do evento no Ceasa Minas, por estar de férias e cuidando da mãe, que está adoentada. Outra ausência foi do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que cumpria agenda em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *