Por Luzedna Glece(*)
Metodologias ativas: Como transformar as salas de aula na sua escola?
Existem várias formas diferentes de fazer, cada uma com benefícios e desafios de implementação. Pode ser aprendizagem cooperativa, baseada em processos, sala invertida, gamificação, entre outras possibilidades. Neste artigo você entenderá a diferença da metodologia ativa para métodos tradicionais, conhecerá os benefícios, e verá algumas ideias para inserir essa dinâmica no cotidiano da sua escola.
O que é metodologia ativa?
Metodologia ativa é uma abordagem que tem cada vez mais espaço no planejamento pedagógico escolar.
Sua principal característica é incentivar o estudante a participar ativamente do ensino. Eles não ficam apenas decorando matéria ou ouvindo explicação do professor.
Os desafios na introdução de metodologias ativas
Não é simples implementar metodologias ativas, especialmente se você segue um ensino tradicional e quer começar agora. Alguns obstáculos incluem:
– Resistência dos professores, que podem se sentir inseguros com novas abordagens;
– Dificuldades com carga horária;
– Tempo de adaptação dos alunos aos novos métodos;
– Integração da metodologia ativa com momentos de aula expositiva tradicional.
Para superar esses desafios, você pode implementar gradativamente os métodos. Comece tornando as aulas “tradicionais” mais divertidas e leves, enquanto incorpora as metodologias ativas ao currículo. Também é importante oferecer capacitação contínua aos professores. É hora de colocar as metodologias ativas em prática!
Implementar metodologias ativas exige um esforço conjunto de professores, alunos, gestores e comunidade escolar. Mas no fim, vale a pena: você estimula os alunos a aprenderem mais, a gostarem de estudar, e contribui com a formação integral dos seus alunos. Além disso, métodos ativos de aprendizado podem se tornar diferenciais relevantes para o seu colégio. Eles podem ser pilares para criar uma identidade de marca de um colégio inovador e conectado com as principais tendências de educação.
Texto: Educkbank
Sobre a Colunista
(*) Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.