(*)Por Fernanda Castro
Mesmo com variedades regionais, a receita de feijão tropeiro mantém a sua essência praticamente intacta desde o século XVII. Clássico da culinária popular brasileira, o prato é tradicionalmente servido nas festas juninas. Na coluna desta semana, apresento para vocês um modo simples, fácil e muito delicioso do prato. Confira.
Ingredientes:
– 1 kg de feijão roxo
– 200 gr de bacon
– 400 gr de torresmo
– 12 ovos
– 1 kg de linguiça calabresa
– Pururuca de pele de porco
– 300 gramas de farinha de mandioca branca
– Alho
– Cebola
– 2 bandejas de couve picada
– Alecrim
– Pimenta biquinho
Modo de preparo:
– Cozinhar o feijão e reservar
– Fritar o torresmo
– Com a gordura do torresmo, em foto médio, fritar o baco- em cubos e logo após a linguiça
– Reserve os pedaços, mas deixe a gordura que sobrou na frigideira.
– Frite os ovos e reserve
– Na mesma frigideira, adicione o alho e a cebola e refogue até a cebola ficar transparente.
– Adicione o feijão cozido e refogue.
– Volte com o baco- e a linguiça para a panela. Misture bem.
– Adicione a farinha de mandioca aos poucos até a proporção desejada.
– Decore com o alecrim, pimenta biquinho, o torresmo frito, os ovos, a couve picada e um pouco de pururuca de pele de porco
– Sirva em uma travessa.
(*) Fernanda Castro é empresário do ramo de transportes e apaixonada pela gastronomia. Faça também em sua casa, usando a receita acima. E não deixe de seguir no instagram: @uaiboracozinhar – Whatsapp 98324-0453. Lá você poderá assistir no Reels do programa e acompanhar o passo a passo do prato.