Multivacinação de crianças e adolescentes: hora de atualizar o cartão de vacina

Até o próximo dia 29, Contagem realiza a multivacinação para crianças e adolescentes, de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias. São 28 salas de vacinação, que funcionam em esquema especial e exclusivo, das 8h às 17h.

A campanha é realizada em todo o território nacional com o objetivo de atualizar a caderneta/cartão de vacinação e colocar em dia as vacinas que estão atrasadas nessas faixas etárias. Dentre os imunizantes que são ofertados na multivacinação constam as vacinas contra hepatite B, febre amarela, paralisia, sarampo, caxumba, rubéola, varicela entre outras.

De acordo com o Ministério de Saúde, desde 2015 é observada uma tendência de queda nos índices de vacinação em decorrência do desconhecimento da importância das vacinas, fake news e medo de eventos adversos. No entanto, o ministério reafirma que as vacinas são seguras e imprescindíveis para erradicar doenças, por isso, os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde para atualizar o cartão de vacina dos seus filhos.

Para ser atendido é importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta/cartão de vacinação, respectivamente, de crianças e adolescentes, para que os profissionais registrem as atualizações.

Devido a pandemia da Covid-19, serão adotadas todas as medidas de proteção para diminuir o risco de contágio da doença tanto entre os trabalhadores da saúde quanto na população.

Vacina da Covid-19

Recentemente, o Ministério da Saúde suspendeu a indicação de intervalo de 14 dias de administração entre a vacina contra a Covid-19 e demais imunizantes, portanto é imprescindível que todos os adolescentes que receberam a vacina contra o coronavírus participem da multivacinação e completem o esquema vacinal contra outras doenças.

Em Contagem, os adolescentes a partir de 12 anos já podem ser vacinados contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas unidades de saúde.

Não deixe para a última hora. Vacinas salvam vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *