Por Luzedna Glece(*)
Vestibular do meio do ano
Como se preparar bem e aumentar as chances de aprovação
Com a aproximação dos vestibulares do meio do ano, muitos estudantes intensificam a rotina de estudos para conquistar uma vaga na universidade ainda em 2025. Esse período pode ser decisivo, principalmente para quem busca uma oportunidade antes do tradicional vestibular de fim de ano ou quer tentar instituições com entrada no segundo semestre.
Para ajudar os estudantes nesse momento, elencamos estratégias importantes para potencializar os estudos e enfrentar as provas com mais segurança e eficiência.
Organização do tempo
O primeiro passo é ter clareza sobre os conteúdos que precisam ser revisados e o tempo disponível até a prova. Não adianta montar um plano de estudos que não se encaixe na rotina do estudante. É necessário ser realista, distribuir bem as matérias e reservar momentos específicos para revisão e realização de simulados.
No vestibular de meio de ano o tempo de preparação é mais curto do que nos exames do fim do ano. Por isso, montar um cronograma objetivo, focado nas disciplinas com maior peso e nas áreas de maior dificuldade pessoal, é ainda mais importante.
Priorização da revisão ativa
Mais do que reler o material, o ideal é utilizar técnicas que estimulem a memorização e a compreensão aprofundada dos conteúdos. Métodos como resumos, mapas mentais e auto explicações são grandes aliados. Assim, quando o estudante consegue explicar os assuntos com suas próprias palavras e aplicá-los na prática por meio de exercícios, ele demonstra que realmente entendeu o conteúdo, e isso é essencial para ter segurança na hora da prova.
Esse tipo de autonomia e raciocínio estruturado desenvolve a capacidade de estudar de forma mais eficiente e independente, habilidades essenciais nesta reta final.
Utilização de simulados e provas anteriores
Resolver provas antigas dos vestibulares desejados é uma forma eficiente de fixar o conteúdo, entender o estilo e treinar a administração do tempo. Essa prática também contribui para reduzir a ansiedade no dia da prova, já que o estudante se sentirá mais familiarizado com o formato das questões.
Além disso, o aluno deve incluir pelo menos um simulado completo por semana na rotina de estudos, no tempo real da prova para ganhar ritmo e resistência mental.
Cuidado com a saúde emocional e física
O bem-estar tem impacto direto no desempenho acadêmico. Dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e reservar momentos de descanso são atitudes fundamentais nesse período. Cuidar do corpo e da mente deve fazer parte da rotina de preparação, tanto quanto os estudos. Estudar sem descanso pode prejudicar a concentração e a fixação dos conteúdos. Pausas estratégicas ao longo do dia, alimentação saudável e um sono de qualidade são tão importantes quanto o tempo dedicado aos livros.
Construção da confiança por meio da persistência
A autoconfiança é fruto de uma preparação constante e disciplinada. Não existe fórmula mágica: a aprovação é resultado de esforço contínuo, organização e comprometimento com os objetivos. Acreditar no próprio potencial e manter a constância, mesmo diante dos desafios, é o que faz a diferença. Quem consegue manter o foco, mesmo com um cronograma apertado como o do vestibular de meio de ano, já está dando um grande passo rumo à aprovação.
Sobre a Colunista
(*)Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.