
As intervenções ocorrem nas avenidas João César de Oliveira para nivelamento do asfalto e General David Sarnoff, sentido Cidade Industrial, para obras de drenagem
A partir do sábado, dia 9, a avenida João César de Oliveira passará por obras de correção de nível da pista, em frente ao Complexo Hospitalar (Hospital Municipal e Centro Materno Infantil). As intervenções fazem parte da implementação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que está entrando em reta final.
Os ajustes iniciam pela pista no sentido Sede/Eldorado, com desvios pela rua Haeckel Ben-Hur Salvador e região. Já no sentido Eldorado-Sede, o fluxo da avenida seguirá normal. A orientação da Transcon é que os motoristas evitem o local.
Os usuários de ônibus também deverão ficar atentos, já que os pontos de ônibus, no sentido Sede-Eldorado, serão realocados nas ruas Haeckel Ben-Hur Salvador e Dr. Alexandre Diniz Mascarenhas. Para quem trafega no sentido Eldorado-Sede, os pontos permanecerão na avenida João César de Oliveira.
A previsão de conclusão da obra é de 120 dias, podendo ser prorrogada no caso de mudança climática que impacte a execução. Os ajustes visam adequar as vias às estações, como forma de atender à legislação e normas nacionais de acessibilidade e inclusão.
O secretário de Obras de Contagem, Rômulo Perilli, destacou que não há qualquer irregularidade com as estações, que foram feitas de acordo com a legislação e normas vigentes. “As intervenções, que já estavam previstas no projeto original, são necessárias para que não haja empecilho para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como degraus ou rampas com maior inclinação”, afirmou.
Em todos os casos, a mobilidade na região será garantida, tanto por desvios por vias paralelas, quanto por alteração de sentido na própria avenida João César de Oliveira. Foram feitos diversos estudos para entender a região e traçar os melhores desvios, por vias com capacidade de absorver melhor o tráfego da avenida. “Hoje, contamos com um plano adequado para tratar essas intervenções e garantir a mobilidade, mas é preciso deixar claro que é impossível que desvios consigam dar a mesma fluidez que a própria avenida”, ressaltou Rodrigo Tomaz, presidente da Transcon.
Desvios e alteração nos pontos de ônibus
Nessa primeira etapa das intervenções, o fluxo no sentido Sede será mantido, havendo desvio apenas no sentido Eldorado durante os trabalhos.
O trajeto no sentido Eldorado será da seguinte forma:
– Seguir pela avenida João César de Oliveira
– Virar à direita na rua Haeckel Ben-Hur Salvador
– Seguir até a praça Cinco
– Virar à esquerda na av. Alexandre Diniz Mascarenhas
– Seguir até a av. João César de Oliveira, onde poderá virar à direita e seguir seu trajeto.
Haverá alteração também em alguns pontos de ônibus durante as obras, com as seguintes mudanças:
. Pontos desativados:
– Avenida João César de Oliveira s/n, próximo a Isomonte
– Avenida João César de Oliveira, 4.321, próximo ao Assaí Atacadista
. Pontos provisórios:
– Rua Haeckel Ben-Hur Salvador, próximo ao nº 199 – Próximo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
– Rua Haeckel Ben-Hur Salvador, próximo ao nº 829
– Av. Alexandre Diniz Mascarenhas, 220, próximo ao posto de gasolina
Tudo estará bem sinalizado e com as indicações visuais para a plena orientação dos motoristas, usuários do transporte público e pedestres durante toda a execução das obras. De toda forma, a orientação para a população é de que busquem rotas alternativas para evitar o trecho, pois podem ocorrer engarrafamentos no local em decorrência dos trabalhos em execução.
“Nós temos consciência dos impactos que essas intervenções vão gerar, mas precisamos deixar claro que elas são essenciais para que o SIM seja implantado”, finalizou, a prefeita Marília Campos.

Prefeitura lança hotsite com rotas e informações sobre as obras
A Prefeitura de Contagem lançou, na segunda-feira, dia 4, um hotsite sobre as obras que irão iniciar na av. João César de Oliveira. O meio servirá como um facilitador aos motoristas e condutores que trafegam pela cidade, esclarecendo dúvidas e mostrando rotas alternativas às pessoas, a fim de que evitem os locais em obra e trafeguem de forma mais rápida e segura.
As intervenções fazem parte da implementação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que está entrando em reta final. A orientação da Transco- é que os motoristas evitem o local.
Os ajustes visam adequar as vias às estações, como forma de atender à legislação e normas nacionais de acessibilidade e inclusão.
Por meio do hotsite, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação, a população poderá acompanhar notícias, rotas, mapas e tirarem dúvidas sobre as obras e o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
Além disso, há vídeos animados, que mostram e explicam o funcionamento do sistema, assim como um mesacast, com entrevista do presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, e o secretário de Obras, Rômulo Perilli.
Fotos atualizadas mostram, ainda, o estado das obras que integram o SIM pela cidade, tanto as finalizadas, como as em andamento como as que irão iniciar.
Mais informações https://portal.contagem.mg. gov.br/sim

Trincheira do Itaú foi interditada para obra na av. David Sarnoff
O trecho da avenida General David Sarnoff, na altura da Trincheira José Quintão Romero (Trincheira do Itaú), está interditado, no sentido Cidade Industrial, para execução da segunda etapa das obras de drenagem, uma obra de responsabilidade do governo do Estado, e que tem como objetivo reduzir os impactos das chuvas na Vila Samag. Já no sentido Eldorado, o tráfego estará liberado para os veículos. A duração prevista para esta intervenção é de até 30 dias.
Os trabalhos a serem executados são necessários para a conclusão da implantação e interligação de rede de drenagem da avenida Francisco Firmo de Matos, com a escavação de um canal na avenida General David Sarnoff. Assim, o trecho interditado da av. General David Sarnoff será no trecho entre av. Marechal Castelo Branco e a av. Babita Camargos, também sendo necessário interditar a trincheira José Quintão Romero. O fechamento da via terá início na segunda-feira, dia 11, devendo os motoristas optarem por rotas alternativas.
A Transcon informou que estes desvios, realizados por vias adjacentes, foram definidos e o local estará totalmente sinalizado durante os trabalhos, como forma de garantir a segurança e reduzir os impactos na mobilidade de quem precisa transitar pela região. A autarquia reforçou a importância de que, sempre que possível, os motoristas evitem passar pela avenida, contribuindo para reduzir os impactos no trânsito.
Desvios
Os desvios para quem segue no sentido Cidade Industrial serão feitos por vias adjacentes da seguinte forma: Quem segue pela av. João César de Oliveira deve virar à direita na av. Gen. David Sarnoff, depois virar à esquerda na av. Antônio Chagas Diniz. Em seguida, novamente à esquerda, na av. Tom Jobim, retornando à Gen. David Sarnoff.
Ponto de ônibus desativado – Durante o período das obras, o ponto de ônibus que fica na parte superior da trincheira ficará desativado, sendo disponibilizada uma parada provisória pouco à frente, na esquina com a avenida Babita Camargos.
Nota de esclarecimento da Transcon
A Transcon informa que, a partir de dados fornecidos pela empresa contratada pelo Consórcio DER Bacias de Contagem, foi constatada a necessidade de adequação no canteiro central da avenida David Sarnoff antes do início da obra na Trincheira Itaú. Assim, a interdição total da Trincheira do Itaú está prevista para a próxima segunda-feira, dia 11.
Ressaltamos que a referida obra é contratada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e está sendo executada pela empresa Poros Construtora, por meio do Consórcio DER Bacias Contagem, responsável pela obra.