
Alunos do Pré-Enem comunitário Professora Helena Nunes, na Ressaca, estão recebendo bolsa permanência de R$200,00 para se prepararem para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Esta é a primeira vez em 20 anos que a unidade é contemplada com o benefício, concedido pela Fiocruz e a FioTec, por meio do governo federal. Além dos estudantes, os professores, que anteriormente eram voluntários, também vão receber um auxílio.
Segundo o coordenador do preparatório, o professor de História Lucca Soalheiro, esta é uma conquista importante. “O pré-Enem tem história. Nós formamos engenheiros, médicos, professores e vários profissionais. A gente também tem professores que sempre foram voluntários. É a primeira vez que eles recebem um auxílio do governo. Isso é uma grande vitória”.
Além da unidade Ressaca, o preparatório conta ainda com uma unidade no Eldorado, que atende o público LGBTQIA+. Lucca Soalheiro explica que é uma honra ser coordenador de um projeto no qual ele foi beneficiado. “Eu fiz o meu preparatório nesta instituição, agora sou coordenador e estamos trabalhando muito para que outras pessoas sejam beneficiadas”.
O pré-Enem Comunitário Professora Helena Nunes é gerenciado pelo NIC (Núcleo de Incentivo à Cidadania) que tem como coordenadora Maria de Fátima Cássio. Ela destaca que a unidade possui a aprovação do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, são cerca de oito professores e 20 alunos cadastrados.
“O nosso objetivo é levar conhecimento para todos os inscritos por meio dos nossos professores, que são qualificados para ensinar. Os nossos alunos têm acesso a uma educação de qualidade e reconhecida nacionalmente. Estamos comprometidos a oferecer uma formação que atenda a necessidade tanto do mercado quanto da sociedade”, frisou
Para Fátima Acácio, o cursinho atende a quem precisa e deseja entrar para a universidade. Segundo ela, a unidade está alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao conteúdo programático do ENEM, em estreito diálogo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que inspiraram organização curricular do Ensino Médio quanto o próprio formato do ENEM, assegurando a formação integral dos estudantes e a preparação para o ingresso no ensino superior.
Poderão receber o auxílio permanência os alunos que estudam em escola pública e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Deverão entrar em contato primeiramente com a unidade, preencher a ficha de inscrição, pegar o quadro de horário para iniciar e apresentar o CadÚnico se tiver, CPF e comprovante de residência.
Para participar do cursinho, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 33339206/339138301 ou ir até a unidade que fica na rua Quinquim Do Mandu, 480, no bairro Guanabara. Já a unidade do Eldorado fica na avenida João César de Oliveira, 2.605, no segundo andar.