
RHI Magnesita e OLM Transportes doam quase duas mil mudas de árvores nativas para o viveiro de Contagem, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo na comunidade.
A RHI Magnesita realizou, em parceria com a OLM Transportes, mais uma entrega de mudas de árvores do Projeto “O Frete Muda”. Nativas do Cerrado e da Mata Atlântica, as plantas foram entregues ao viveiro de Contagem e contou com a presença da prefeita Marília Campos, reforçando o compromisso RHI Magnesita com a sustentabilidade, com a preservação ambiental e a ampliação do impacto positivo nas comunidades em que atua.
Foram entregues 1.760 mudas de Quixabeira, Caroba, Arueira, Jatobá, Angico, Mulungu, Flamboyant, Amora, Sibipiruna e Pau Brasil, entre outras. A iniciativa, desenvolvida em parceria com transportadoras, transforma o transporte de cargas da RHI Magnesita em vetor de impacto socioambiental positivo. A cada frete realizado, mudas de espécies nativas são destinadas a projetos de reflorestamento urbano e preservação de áreas verdes municipais.
O presidente Regional da RHI Magnesita para a América Latina, Wagner Sampaio, ressaltou a importância do plantio de árvores agora já com o pensamento no futuro. “Além de ’plantar empregos’, nós, hoje, viemos plantar árvores, que diz muito ao futuro da sociedade, das próximas gerações, cuidando do meio ambiente. Segundo ele, Contagem é um dos grandes polos industriais do país, gerando empregos, maior arrecadação, investimentos e, numa outra ponta, também se preocupa com a qualidade de vida das pessoas. “Essa parceria com a cidade também é um compromisso social, porque olhamos para frente, pensando num futuro promissor, mais belo, mais limpo e saudável”, destacou.
O viveiro municipal de Contagem é responsável pela distribuição de mudas para parques, praças e áreas de preservação ambiental da cidade. A unidade atende diretamente à população local e contribui para a ampliação da cobertura vegetal urbana, essencial para a qualidade de vida dos mais de 650 mil habitantes do município. “Esta entrega ao viveiro municipal de Contagem demonstra nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável. Não se trata apenas de árvores plantadas, mas de semear um futuro mais verde para as próximas gerações”, declarou Carlos Eduardo Rodrigues, gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita para América Latina.
A OLM Transportes, parceira logística da RHI Magnesita, executa o projeto e integra a responsabilidade ambiental ao seu modelo de negócios. A empresa já doou mais de 3.500 mudas. “Cada quilometro rodado em nome da RHI Magnesita agora carrega também o compromisso com a sustentabilidade. Transformamos nossa operação em instrumento de preservação ambiental”, diz Elizabeth Andrade Almeida Medeiros, diretora da OLM Transportes.
Para a prefeita Marília Campos, a iniciativa beneficia não somente o ato de incluir no projeto empresas que fazem o frete – pois elas acabam sendo elos com diversos locais –, mas as cidades que são os destinos de diversas espécies arbóreas que, se cuidadas da forma correta, trarão grandes benefícios para a sociedade. “Agradeço por Contagem ser um destes destinos. O meio ambiente e o clima são assuntos que estão em discussão não apenas no Brasil, como no mundo, haja vista a COP 30, que vai ocorrer este ano. O plantio de árvores passa também pela preservação dos córregos, prevenindo o assoreamento, entre diversos outros benefícios. É por isso que a gestão cuida de praças, parques, áreas verdes, não somente pela beleza, mas para trazer a grande importância do verde em nossa cidade”, reiterou Marília Campos.
“Precisamos de iniciativas como essas e que outras empresas também se engajem nisso, assim como a população. Infelizmente, ainda ocorrem muitas depredações na cidade. Precisamos de todos juntos para transformar Contagem em um lugar de muitas árvores, com um clima mais ameno, uma cidade mais verde, tranquila, bonita e fresca”, completou a prefeita.