Campanha de doação de sangue da Câmara Municipal supera as expectativas

Pela segunda vez no ano, a Câmara de Contagem realizou uma grande campanha de doação de sangue, em parceria com o Grupo Pulsa Minas Gerais. O evento superou os resultados da edição de junho: desta vez, foram registrados 143 cadastros e 115 bolsas de sangue coletadas, quantidade que poderá beneficiar mais de 300 pacientes.

Entre oito da manhã e quatro da tarde, centenas de pessoas passaram pelo local. Após o agendamento prévio, os candidatos à doação foram submetidos a triagem e entrevista com enfermeiros e médicos, com o objetivo de verificar os requisitos necessários e possíveis impedimentos à doação.

Mesmo sem o agendamento prévio, Maria Aparecida se apresentou ao posto de coleta com a intenção de dar a sua contribuição pela primeira vez. “Eu vim resolver uma coisa no gabinete do vereador Gegê Marreco, vi o cartaz na parede e vim fazer a doação”, disse. A sua inspiração foi a irmã, que passou recentemente por uma cirurgia e precisou de sangue. “Aí, eu pensei: vou doar também porque pode ter alguma pessoa lá fora que pode precisar do meu. E deu certinho, graças a Deus”, lembrou.

O jovem Antônio Lúcio de Lucena, estudante de Análises Clínicas da Funec Centec, veio acompanhado de vários colegas dispostos a fortalecer a campanha. Ele, que doaria sangue pela segunda vez, serviu de incentivo para os demais. Já Davi Heron, que enfrenta o medo de agulha e doa sangue há três anos, desta vez viu a divulgação no Instagram da Câmara e, incentivado pela esposa, que é servidora da Casa, fez a sua parte.

Parcerias importantes

A Guarda Civil de Contagem e a Polícia Militar de Minas Gerais foram parceiras importantes da Câmara nesta ação. Segundo o subcomandante da Guarda, Adrinei Costa, entre 30 e 40 servidores da corporação se disponibilizaram para a doação. O tenente-coronel Wanderson Jr., comandante do 18º BPM, afirmou que tanto o 18º quanto o 39º BPM e o 2º BPE – companhias de polícia sediadas em Contagem – se mobilizaram em prol da campanha. “Nós temos uma parceria muito importante com a Câmara de Contagem. Fomos procurados pelo presidente da Câmara, Bruno Barreiro, nos mobilizou, apoiamos na divulgação para que estivéssemos aqui hoje, doando vida, doando sangue, contribuindo para que esse seja um movimento permanente, e que as pessoas realmente se conscientizem”, disse.

Segundo o presidente Bruno Barreiro, além da cooperação com a Guarda Civil e a Polícia Militar, já existe a intenção de uma parceria com o Corpo de Bombeiros para a próxima edição da campanha de doação de sangue, que deverá acontecer no primeiro semestre de 2026. “É importante também registrar a grande participação de todos os vereadores; todos mobilizaram suas redes, gabinetes e assessorias. É por isso que esta campanha está sendo um sucesso, porque é algo que acontece na coletividade. A gente espera que a terceira edição também seja um sucesso, assim foram a primeira e a segunda”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *