PUCMinas Contagem realiza aula inaugural do primeiro curso de medicina de Contagem

Ana Clara Lage optou pela medicina, pois seu objetivo é poder ajudar e cuidar das pessoas. Moradora de Betim, ela escolheu Contagem, por que queria deixar um legado para os calouros. “Inauguramos um capítulo em Contagem. Com um curso novo podemos construir algo que marque a cidade”, disse.

“Formar médicos humanizados” esse é o principal objetivo do primeiro curso de medicina de Contagem. A aula inaugural, do curso que será ministrado na PUC Minas, foi realizada nessa quarta-feira, dia 1º, para mais de 100 convidados.

O prefeito Alex de Freitas destacou que o curso é um sonho antigo dos contagenses. “Os moradores de Contagem sabem a importância desse curso para a cidade, principalmente administrada por uma universidade tão séria e conceituada como a PUC”.

Alex destacou que o município já vem se preparando para receber o curso. “Desde que assumimos, mesmo sem os repasses do governo estadual que gira em torno de R$100 milhões, preparamos nossas Unidades de Saúde para que os alunos possam exercer seu aprendizado com qualidade”, completou.

Investimentos

O investimento inicial para que o campus Contagem recebesse o curso de Medicina gira em torno de R$ 3 milhões. “Estamos implantando um curso que esteja a altura dos alunos, professores e o que a sociedade espera”, destacou o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Dom Joaquim Mol ressaltou ainda a parceria com a Prefeitura de Contagem para a concretização desse curso em Contagem, destacando o apoio fundamental do prefeito Alex de Freitas e equipe de governo. “Estou certo e espero que o prefeito Alex continue fazendo as mudanças que são necessárias em Contagem”, disse.

Curso de Medicina

A autorização para o funcionamento do curso em Contagem veio após diversas reuniões entre o governo de Contagem e membros do Ministério da Educação (MEC) e da PUC Contagem. Em abril desse ano, o MEC publicou a Portaria Normativa nº 240, de 5/4/2018, que regulamentava o funcionamento do novo Curso de Medicina da PUC Minas Contagem.

A princípio, 50 alunos formarão a turma inicial. A previsão é que sejam abertas 50 vagas por ano, passando para 100 a partir de 2020. O pró-reitor-adjunto da PUC Minas, em Contagem, Robson dos Santos Marques, destacou que “nesses 28 anos do campus da PUC em Contagem, mostramos que educar é uma arte, educar voltado para a medicina é o que a sociedade mais precisa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *