Mobilidade urbana: Prefeitura inicia obras dos corredores Ressaca e Norte-Sul

O prefeito Alex de Freitas assina a ordem de serviços para início das obras – Foto Cassio Matias

O prefeito Alex de Freitas, ao lado do vice-prefeito William Barreiro, assinou, esta semana, na segunda-feira, 14 e terça-feira, 15, as ordens de serviço para a construção dos corredores Ressaca e Norte-Sul, durante visita técnica onde as obras estão sendo executadas: na Praça do Trabalhador (Babita Camargos), na Regional Industrial/ Praça do Cigano (João Gomes Cardoso), na Ressaca; e Norte-sul, em Nova Contagem, região de Vargem das Flores.

Alex de Freitas destacou que a arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi decisiva para a viabilidade das obras. “Seria impossível sem o IPTU. Foi com esse recurso que Contagem melhorou sua capacidade de investimento e pagamento. O imposto foi determinante para que obtivéssemos os recursos de financiamentos do PAC”, afirmou.

O vice-prefeito apontou a relevância dos corredores para a cidade. “São obras de extraordinária importância. Estamos transformando Contagem para darmos mais qualidade de vida ao cidadão contagense. A ligação dessas regiões será muito boa, vai somar muito. Contagem está crescendo, fazendo obras. Não tenho dúvida que o povo de está satisfeito. Outras obras virão”, reiterou William Barreiro.

Corredor Ressaca

O Corredor Ressaca vai interligar a Regional Ressaca à Cidade Industrial, garantindo maior fluidez no trânsito e mais conforto, sobretudo a quem usa o transporte público. Ele terá nove quilômetros de extensão, englobando as avenidas Severino Ballesteros Rodrigues, João Gomes Cardoso, Teleférico, Babita Camargos e General David Sarnoff.

Além da revitalização do asfalto, serão feitas intervenções nos meios-fios e calçadas, que serão adaptados com sinalização tátil para pessoas com deficiência visual. O investimento será de R$ 37 milhões e a previsão da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (Transcon) é a de que o corredor de trânsito seja concluído em 300 dias. Além das regionais Ressaca e Industrial, a Nacional também será beneficiada diretamente pelas obras de mobilidade, contemplando 121 bairros e mais de 230 mil pessoas. Mas o impacto positivo será sentido em toda a cidade.

O presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, destacou a agilidade que o Corredor Ressaca provocará no trânsito. “Os ônibus terão faixa exclusiva e com isso vamos ganhar em mobilidade urbana. Naturalmente há ganhos para o transporte em geral, pois as demais faixas serão usadas por outros veículos. Assim, Contagem terá um trânsito mais ágil”, assegurou.

Corredor Norte-Sul

Com 20 quilômetros de extensão, o Corredor Norte-Sul será construído para conectar Nova Contagem à Cidade Industrial, compondo o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Ele atenderá sete regionais (Vargem das Flores, Petrolândia, Sede, Ressaca, Eldorado, Riacho e Industrial), contemplando 101 bairros e cerca de 37 mil passageiros por dia.

O prefeito conversou com moradores de Nova Contagem e destacou a sensação de dever cumprido. “Estávamos muito ansiosos para dar início a todas essas ordens de serviço. É o começo das melhorias para quem vive na regional Sede e para quem se desloca de Nova Contagem. Essas pessoas terão mais conforto, comodidade e segurança, sobretudo os que utilizam o transporte coletivo. Tudo isso faz parte do SIM, que vai facilitar muito a vida da população, principalmente dos trabalhadores”, ressaltou Alex.

Serão investidos no Corredor Norte-Sul cerca de R$ 100 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Caixa Econômica Federal (CEF). As obras terão duas etapas, como explicou o presidente da Transcon, Gustavo Peixoto. “A primeira começa na região de Nova Contagem e vai até o Complexo Viário do Beatriz, que também está em obras. A segunda etapa começa no Beatriz e termina na Cidade Industrial. Para essa parte estamos aguardando a Caixa Econômica Federal registrar os documentos”, disse Peixoto.

O primeiro trecho terá aproximadamente 14 quilômetros e receberá investimento de R$ 20 milhões, com a conclusão das obras prevista para daqui a 360 dias. “Vai facilitar o trânsito e o transporte público para as pessoas de Nova Contagem, fazendo a ligação com a Regional Sede e desta com as demais regiões da cidade”, aponta o presidente da Transcon.

Com início na LMG-808, em Nova Contagem, o corredor seguirá até a rua do Registro e passará pelo centro histórico (ruas Bernardo Monteiro, Doutor Cassiano e João Camargos). Na altura do bairro Beatriz, seguirá por toda a avenida João César de Oliveira até a David Sarnoff, no bairro Cidade Industrial.

A Transcon informa que posteriormente as avenidas Dílson de Oliveira e Carmelita Drummond Diniz (junto com a avenida Maracanã), serão incorporadas ao Corredor Norte-Sul, com o objetivo de desviar parte do fluxo de veículos do centro histórico. Importantes obras viárias, como o Complexo Viário do Beatriz e o Boulevard Portugal, também compõe o corredor.

A paisagista Rosilene de Oliveira vive no bairro Quintas do Jacuba há 35 anos, próximo à LMG-808, e está muito satisfeita com as intervenções. “Vai ser muito bom, porque o trânsito está muito congestionado. Quem sai da região da Várzea das Flores todo dia tem que encarar o trânsito lento da nossa região para o centro de Contagem. Nós sofremos para chegar no horário”, comentou, comemorando o início das obras.

Conexão e reestruração do sistema de transporte

 

Além dos corredores Ressaca e Norte-Sul, será construído, ainda, o Corredor Leste/Oeste, interligando a Ressaca ao Petrolândia, até o limite com Betim, para para atender o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Contagem.

O Corredor Norte-Sul será o principal do SIM, já que os demais (Ressaca e Leste/Oeste) serão interligados a ele, conectando as regiões Norte e Centro-sul da cidade. Serão dois terminais de integração e dez estações de transferência, além das obras de requalificação das vias, reforma de meios-fios, sarjetas e de passeios com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Contagem é atualmente o maior canteiro de obras de mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ao todo, serão mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos. O SIM foi planejado para atender três eixos principais: Restruturação do Sistema de Transporte Coletivo, Infraestrutura Urbana e Infraestrutura Viária.

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