UPA Sede é destinada exclusivamente a casos de coronavírus em Contagem

A unidade terá como retaguarda o Hospital Municipal de Contagem para os casos considerados mais graves

A partir desta terça-feira, dia 24, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Sede, localizada no centro de Contagem, será reservada exclusivamente para o atendimento a casos suspeitos de covid-19 (coronavírus) cuja permanência na unidade de saúde será necessária para o acompanhamento da evolução do quadro de saúde. A unidade terá como retaguarda o Hospital Municipal de Contagem para os casos considerados mais graves.

Os atendimentos na UPA Sede, que passa a ser uma unidade referenciada equipada inicialmente com 18 leitos, serão para casos “encaminhados conforme protocolo municipal (plano de contingência) pelas demais UPA’s e atenção básica”. Ou seja, os pacientes necessitam de encaminhamento prévio emitido pelos profissionais da rede pública de saúde Contagem.

Os casos ainda serão avaliados e referenciados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), órgão responsável pela triagem das vagas existentes na rede municipal de saúde.

De acordo com a subsecretária de Saúde, Kênia Silveira Carvalho, profissionais da área passaram por treinamento para atuar na UPA Sede com relação ao coronavírus. Conforme ela, os usuários que costumeiramente buscavam atendimento no local serão orientados por funcionários a procurar a unidade de saúde mais próxima.

“A unidade referenciada só vai receber o paciente que já foi atendido por outra unidade de saúde e que obteve dela o referenciamento (encaminhamento) para lá”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a iniciativa faz parte do plano de contingência adotado pela Prefeitura de Contagem para combater a pandemia da covid-19 e evitar sua propagação.

O órgão ainda ressaltou que segue as orientações e protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo Ministério da Saúde. Para tanto, por ordem do prefeito Alex de Freitas, foi criado o Comitê Intersetorial de enfrentamento do covid-19, composto por representantes do governo municipal, além do Centro de Operações em Emergência de Saúde Pública de Contagem (COE Contagem), que é um centro de operação da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é o de promover o planejamento, o monitoramento, a gestão e a execução de ações e serviços enquanto perdurar a pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *