Contagem e África do Sul firmam parceria de desenvolvimento econômico

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, recebeu nesta quarta-feira, dia 15, em seu gabinete membros do Consulado Geral da República da África do Sul para tratar de possíveis parcerias econômicas de interesse entre a cidade e o país. Durante o encontro, foi proposto um acordo de irmandade com uma cidade sul-africana e a elaboração de um fórum para firmar relações comerciais.

Segundo o cônsul geral da África do Sul, Malose Willian Mogale, o país pretende iniciar a parceria com Contagem e estabelecer não só uma relação econômica e política, mas também social. “Precisamos estreitar os laços e colocar em prática esse relacionamento previsto entre os dois países que fazem parte do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e ao começar pela parte comercial vamos facilitar essa troca.”, disse.

De acordo com o prefeito, desde que assumiu a gestão, o governo tem trabalhado na internacionalização da cidade, relacionando com países do mundo inteiro, de forma bilateral, e agora é hora de avançar numa parceria com a África do Sul. “Contagem se transformará numa cidade irmã de uma cidade da África do Sul, que ainda será escolhida pelo consulado. Vamos organizar um fórum local, com todas as entidades, para discutir as relações comerciais entre os dois países e os dois municípios. Estamos muito felizes, esse é o caminho. Acompanhamos essa globalização do mundo e temos muito para oferecer como também muito para aprender com os outros países”, destaca.

Facilitadores

A visita do Consulado Geral da República da África do Sul a Contagem veio de encontro com as definições da 10ª Cúpula do bloco de potências emergentes Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ocorrida em julho deste ano, em Joanesburgo. O foco da África do Sul é investir na indústria 4.0 (um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação), ou seja, promover o desenvolvimento econômico através da inovação.

De acordo com a consulesa Comercial da África do Sul, Shanaaz Ebrahim, após 17 anos tentando, a África do Sul firmou em 2016 acordo com o Mercosul, em que as negociações começaram em Minas Gerais. “O acordo ratificado prevê a comercialização de cerca de 1700 produtos com 100% livre de impostos, portanto, o déficit de exportações está crescendo para nós. Hoje, Minas Gerais importa $7,3 bilhões em produtos, mas somente $15 milhões da África do Sul. Temos uma gama de produtos com isenção de impostos a oferecer que não está sendo aproveitada. Buscamos parceria com Contagem que tem a vocação industrial para que ambas possam se desenvolver economicamente e o acordo de irmandade impulsionará essa relação”, explicou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, a parceria com a África do Sul ocorre no momento oportuno para a cidade quando está sendo implementada a lei da inovação e a posse do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – Codecon. “Estamos investindo na inovação, um exemplo recente foi a vinda da Hyperloop para Contagem. Temos potencial para atrair mais empresas e estamos criando todas as condições propícias para que isso aconteça. A irmandade com uma cidade da África do Sul será muito bem-vinda nesse contexto”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *