Defesa Social lança projeto ‘Mulheres da Paz/Protejo’ no Petrolândia

O secretário de Defesa Social, Décio Camargos, destacou a importância da participação ativa das mulheres na gestão do prefeito Alex de Freitas – Fotos Paulo Pereira/PMC

Com a presença do prefeito Alex de Freitas e da primeira-dama Luciana de Freitas, foi lançado nesta quinta-feira, dia 11, o projeto “Mulheres de Paz/Protejo”. O objetivo é capacitar e empoderar mulheres já reconhecidas pela atuação e liderança social na Regional Petrolândia e o resgate de jovens de 15 a 24 em situação de vulnerabilidade social na mesma região.

O prefeito enalteceu a iniciativa e declarou apoio irrestrito ao projeto. “Sou entusiasta de qualquer projeto que iniba e combata a violência, sobretudo contra as mulheres. Vocês têm o meu entusiasmo e toda a disposição do governo. Deixo aqui meu desejo que esse projeto seja muito vitorioso”, afirmou.

Por meio de convênio do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a Prefeitura de Contagem, e sob tutela da Secretaria de Defesa Social, 60 mulheres escolhidas por processo seletivo serão capacitadas inicialmente por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, pedagogo, advogado, assistente social, além de um educador social e um assistente administrativo. Em seguida, haverá aulas com professores e instrutores, totalizando 224 horas/aula com todo o conteúdo do projeto ao longo de 15 meses.

Cada mulher inscrita ficará responsável por 12 famílias, disseminando os conceitos assimilados a cerca de 100 jovens em situação de risco nas comunidades do Petrolândia, proporcionando a eles meios para recuperar a autoestima, a inserção no meio social, com oportunidade de desenvolvimento de suas potencialidades e para o crescimento familiar, social e profissional. As aulas começam nesta segunda-feira, dai 15, na Escola Municipal Senador José de Alencar, localizada no Bairro Sapucaias II.

Superintendente de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria de Defesa Social, Kátia Bordoni pormenorizou o alcance do projeto para a plateia.  “Vamos empoderar essas mulheres de conhecimento para que elas possam nos ajudar na condução e orientação dos  jovens, para que possamos ter, verdadeiramente, um território de paz e união. O foco do projeto é o enfrentamento à violência”, afirmou.

Os jovens serão acompanhados e orientados pelas mulheres inscritas para, por exemplo, terem aptidão na resolução de conflitos de maneira pacífica, na prevenção do consumo de drogas, conceitos de sexualidade, família, além da paternidade/maternidade responsável e noções básicas de direito.

O secretário de Defesa Social, Décio Camargos, exaltou a escolha de Contagem como um dos municípios contemplados. “A gente sabe que todas as ações na intenção de promover a paz são benéficas não só para a população, mas para as forças de segurança pública”, avaliou, relembrando que o projeto foi inscrito em 2013, mas só com o empenho da atual gestão foi colocado em prática. Ele conta com a melhoria da economia nacional para que o projeto, por meio do convênio federal, seja estendido a outras regiões da cidade.

A primeira-dama Luciana de Freitas lembrou a participação ativa das mulheres na atual gestão e parabenizou a todos pela iniciativa. “Esse projeto é extremamente importante, porque chama a atenção dos jovens, chama a comunidade para estarmos juntos. A gente só consegue chegar a algum lugar se nos unirmos. Graças a Deus, conseguimos que esse projeto fosse iniciado”, salientou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *