Obras de restauração Estação Bernardo Monteiro são iniciadas e resgata história

Foto Ronaldo Leandro

Após vários anos de batalhas e solicitações da população contagense, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC), em acordo firmado junto à empresa Vale Logística – VLI, deu início às obras de recuperação e restauração da Estação Bernardo Monteiro.

A estação foi desativada em 1988, deixando de servir ao transporte de passageiros, e utilizada como base operacional até o ano de 2011, mantendo os aspectos físicos e arquitetônicos, bem como os serviços de manutenção, conservação e vigilância. A situação atual da estação era precária, existindo, inclusive, o risco de perdê-la definitivamente. A efetivação do acordo teve a participação direta do prefeito Alex de Freitas, que se empenhou para garantir o início rápido das obras.
O prefeito comemorou a conquista e falou sobre a importância da restauração do prédio e seu valor histórico. “A revitalização da estação Bernardo Monteiro representa o resgate de parte da história de Contagem, de um antigo ponto turístico da cidade perdido no tempo após a desativação do transporte de passageiros neste trecho ferroviário, há mais de 30 anos. A recuperação desta estrutura, inaugurada em 1910, é uma demanda antiga da Prefeitura e será a realização de um sonho para os contagenses. A edificação é uma das mais antigas do município e marcou o início do desenvolvimento dos bairros Bernardo Monteiro e Bela Vista. Um belo presente para a boa gente de Contagem, que acaba que completar 108 anos”, concluiu.
A estação foi construída em 1910 e, em determinado período, era o único meio de acesso à capital, por isso, sua memória e simbolismo para Contagem é tão importante. As intervenções contemplam todo o reboco na parte interna, os pisos – uma parte de tacos e outra em pedra ardósia, como eram originalmente – serão trocados por novos, o telhado refeito, com novo madeirame e telhas do tipo francesa, a pintura será refeita respeitando as cores e aplicações originais, portas e janelas em madeira, no mesmo formato das que existiam. Além disso, todo o prédio terá acessibilidade para portadores de necessidades especiais e uma proteção na plataforma, que será elevada para evitar quaisquer incidentes com visitantes, em razão da linha da estrada de ferro continuar operante: uma composição férrea (trem) passa pelo local de 3 em 3 horas, diariamente.
O entorno da estação receberá intervenções, prevendo nova iluminação e a construção de uma praça, para o lazer dos moradores da região. Está prevista a ocupação do prédio por um posto permanente da Guarda Civil de Contagem e espaço para atividades e eventos culturais. As obras estão sendo acompanhadas pelas equipes técnicas do COMPAC, SECEJ, e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – SEMOBS. Os trabalhos estão adiantados e a previsão é de que até o final do ano a estação estará pronta para receber visitação pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *