Artista aplica sua arte em pintura de piso e paredes de uma escola

Foto Divulgação

O artista Fernando Perdigão fez uma imersão no ambiente da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Industrial, aplicando sua arte em jogos e atividades pedagógicas pintadas no piso de parte do pátio escolar, algumas paredes, muros, refeitório e salas da instituição de ensino.

O projeto Nossa Escola Saudável e Ativa foi selecionado em edital proposto pelo Instituto Arcor Brasil no ano de 2018, em que foram contempladas apenas duas escolas de Contagem. Nas ações propostas no projeto estavam previstas a pintura e revitalização de espaços da escola, além da compra de equipamentos para dar suporte a atividades físicas e de alimentação saudável entre os estudantes. A escola atende à educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, recebendo crianças entre 4 e 11 anos.

Convidado pela direção da escola, o artista executou uma série de pinturas para propiciar a interação com os estudantes, utilizando formas e cores, que de maneira lúdica provoquem e estimulem as crianças a se movimentar, brincar e aprender. O trabalho, inicialmente previsto para o piso do pátio, ganhou também parte paredes e muros. Entre os jogos, foi feito um circuito propondo uma caminhada lúdica dirigida por formas, traços e cores, a tradicional amarelinha, bichos com numerais, letras ou operações simples para estimular o aprendizado, além de outros jogos interativos, tudo em cores vivas e formas divertidas.  Todo o trabalho, que soma mais de 200 m2 de pintura, foi realizado em três semanas. Para as pinturas de piso foram utilizadas tintas acrílicas próprias para marcação aplicadas com pincéis, trinchas e rolos. Já para as pinturas em paredes foram utilizadas tintas acrílicas em spray, como as utilizadas para os grafittis urbanos.

Na concepção das pinturas, o artista relata que utilizou referências oferecidas pela direção da escola, pesquisa na internet sobre iniciativas semelhantes e a sua própria produção pessoal que tem no repertório formas geométricas, atenção especial para as cores, direção lúdica, e a temática dos bichos divertidos, que aparecem com frequência em suas composições. Na sua experiência com a técnica e universo do grafitti, faz um agradecimento e referência especial ao Movimento Gentileza, do qual tem participado desde 2018, com ações em murais urbanos e lares de idosos, o que tem possibilitado o aprimoramento de  sua habilidade no uso do spray e a cobertura de grandes áreas.

O artista e a direção da escola aguardam ansiosamente a retomada das aulas presenciais e o retorno da criançada para aproveitar as pinturas interativas e as melhorias promovidas, com um ambiente escolar muito mais atrativo e acolhedor.

 

Sobre a Arcor

Escolas públicas de São Paulo, de Minas Gerais e de Pernambuco, nas cidades em que a empresa possui unidades produtivas, tiveram projetos apoiados em função do programa internacional corporativo do Grupo Arcor, Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, voltado a promover hábitos de vida saudáveis, especialmente no que diz respeito à vida ativa e à alimentação saudável.

Detentora de marcas ícones como Tortuguita, Butter Toffees, 7Belo, Poosh, Triunfo, Aymoré, entre outras, a Arcor, multinacional argentina, atua há 35 anos em todo o território brasileiro alimentando momentos mágicos. Fabricante de chocolates, biscoitos e guloseimas, a empresa possui 5 plantas industriais no país e forma uma rede com mais de 4 mil colaboradores. Por ano, no Brasil, fabrica mais de 170 mil toneladas de produtos. Presença global: possui 39 fábricas, 20 mil colaboradores e fornece produtos para mais de 120 países. Responsabilidade social: mantém o Instituto Arcor, iniciativa que coopera há mais de 10 anos com o desenvolvimento da educação infantil no Brasil. Neste período, já apoiou 340 projetos e beneficiou 2 milhões de crianças e adolescentes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *