Coluna Educação com Luzedna Glece – 05.07.2020 – Exemplo para os jovens

Essa semana, nós do Jornal O Folha, trazemos uma matéria muito importante para todos os jovens! Laura Amorim, uma jovem além do seu tempo, engenheira de Controle e Automação pela UFMG, atuou na coordenadoria da Estratégia Concursos, ajuda outros concurseiros a conseguirem a aprovação. Esta semana, após passar em concurso, foi nomeada auditora fiscal em Santa Catarina. Nessa matéria ela relata um pouco da sua trajetória de sucesso para estimular e servir de exemplo para tantos jovens que almejam o mesmo objetivo traçado e alcançado por ela.
Laura é filha de Fábio e Claudia Amorim, pais exemplos na arte de educar, exemplos de sucesso e de pessoas humanas! Particularmente, enfatizo minha grande admiração pela sua mãe Claudia Amorim, nossa grande e conceituada dentista. Pessoa humana diferenciada! Vale conferir!

Por Laura Amorim
“Desde o início dos meus estudos para concursos públicos, compartilhei no meu Instagram (@laura. amorimc) várias de minhas experiências.
Mostrei quando decidi largar a Engenharia e começar tudo do zero, aprendendo Direito, Contabilidade e Auditoria. Mostrei como eu demorei alguns meses para pegar o ritmo, para aprender a importância de se resolver questões e de se revisar os assuntos estudados.
Todos que me acompanhavam me viram entender que estudar para concursos não era, nem de longe, tão simples como pode parecer.
Viram quando iniciei uma 2ª graduação, Direito após não aguentar mais ficar dentro de casa sem previsão do concurso que eu queria (meu objetivo era ser Auditora Fiscal). Comemoraram comigo quando fui aprovada no concurso para Consultor Legislativo da Câmara de BH. Viram quando tranquei a faculdade e tomei posse no cargo.
Viram o destino me pregando uma peça quando, no dia em que entrei em exercício na Câmara, saiu o edital do Sefaz Goiás, para Auditor Fiscal, o cargo dos meus sonhos. Socorro!
Viram quando eu dei uma sumida na reta final, aproveitando cada segundo que tinha para poder estudar, acordando antes das 5hs da manhã e em meio a muita hora extra no trabalho. Viram (e ficaram surpresos) quando eu pedi exoneração do meu cargo para intensificar os estudos.
Viram quando, competindo com mais de 16 mil inscritos, fiz a prova e não sabia o que esperar. Viram, também, quando 45 dias depois fui para Santa Catarina enfrentar uma segunda prova.
Por fim, depois de quase dois anos de uma história nada convencional, comemoraram comigo quando fui aprovada em ambos os concursos para Auditor Fiscal (de Goiás e de Santa Catarina), dois dos melhores Fiscos do Brasil.
E por que estou contando tudo isso? Porque acho importante alguém que “chegou lá” mostrar que caminhadas como essa não sãos nada simples ou óbvias, mas sim cheias de curvas e cambalhotas.
Em qualquer projeto de longo prazo (como concursos, vestibulares, cuidados com a saúde, etc.) não existe fórmula mágica, mas sim muito trabalho duro, recaídas e retomadas.
Não digo isso para te deixar desmotivado, pelo contrário: para que, quando você passar por tempos difíceis, você não ache que esses altos e baixos diminuem suas chances de sucesso.
Lembre-se sempre: não existe coragem sem medo. Não existe vitória sem luta. Não existe vencedor que não tenha caído várias vezes. E se levantado outras muitas.
Se você tem medo, se você tem dúvidas, se você já errou e falhou várias vezes, tá tudo bem.
Você está no caminho certo!”

(*)LUZEDNA GLECE DE FREITAS DELFINO é Diretora proprietária do Centro de Excelência Integrado Avançar – CEIAV; graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *