Expositores questionam novas regras da Feira de Artesanato do Eldorado

Em participação na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Contagem, feirantes pediram apoio aos vereadores – Foto Samuel Junio Tomaz

Mais uma vez, a Feira do Eldorado volta a ser tema da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Contagem. Na última terça-feira, durante a 2ª Reunião Extraordinária da Câmara, as feirantes Sônia Almeida Barros e Cleuzimar Tristão, representando dezenas de feirantes presentes nas galerias do plenário, puderam expor algumas questões que são alvos de reivindicação.

A primeira delas é a extinção da feira aos domingos e a redução da duração dela aos sábados. “O domingo está fazendo falta na minha casa, como na de muitos aqui. E depois da mudança a feira na João César ficou tão bacana, que diferença faz nos deixar trabalhar até as 16h? ” indagou Sônia.

Outro ponto questionado foi a licitação pela qual os expositores terão de passar, por determinação da Prefeitura de Contagem, para garantirem o direito a um espaço na Feira de Artesanato do Eldorado. A princípio, a PMC lançou um decreto cujo conteúdo era as regras gerais das feiras no município de Contagem e que determinada o processo licitatório para os interessados.

No entanto, por orientação da Procuradoria Geral do Município, a Prefeitura suspendeu o início das inscrições, que seriam realizadas a partir da última segunda-feira (19).  Segundo uma nota do site da PMC, “em breve, será divulgado um novo edital com a nova data e horário para o processo”. No entanto, segundo os feirantes, até agora não houve nenhuma reunião para explicar os critérios da seleção, o que tem deixado apreensivos os trabalhadores.

O vereador Alex Chiodi (SD), em aparte à fala de Cleuzimar, lembrou que desde o ano passado a Câmara tem aberto os canais de comunicação para os feirantes, propondo, inclusive, algumas das ações que foram adotadas pelo Executivo, como a mudança dos expositores para a avenida João César de Oliveira e o fechamento das duas pistas, em vez de apenas uma, durante o funcionamento da feira. Por fim, sugeriu que a Casa convidasse a Prefeitura para uma reunião, a fim de esclarecer os pontos questionados pelos feirantes. “Estamos aqui para pedir apoio à Câmara, para que se crie aqui uma comissão para acompanhar elaboração desse edital, de modo que ele que não venha ferir nossos direitos, os direitos dos que já expõem há 20, 30 anos na feira. É um desgaste emocional imenso, esta licitação está tirando o sono de muitos de nós”, disse Cleuzimar.

Após a fala de outros parlamentares, todos manifestando apoio incondicional à causa, o vereador e líder de governo, Teteco (MDB), anunciou uma reunião com o vereador licenciado e atual secretário Municipal de Serviços Urbanos, Ivayr Soalheiro. Por fim, Teteco orientou que os feirantes selecionassem uma comissão composta por dez membros para a reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *