Na próxima quinta-feira (15 de março), o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, desembarca na cidade, e no Centro de Memória do Trabalhador da Indústria, juntamente com o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, anunciarão investimento em uma das mais sonhadas obras de mobilidade da cidade: a avenida Maracanã. Com recursos do Ministério das Cidades, serão destinados R$ 302 milhões para construção da via.
Um dos grandes benefícios será a redução significativa de tráfego na área central de Contagem, formada por vias estreitas, que não suportam o fluxo intenso de veículos. A implantação da avenida Maracanã, que terá 4,5 quilômetros de extensão, fará com que haja um ordenamento do espaço urbano, melhorando os deslocamentos das pessoas e o transporte de cargas na cidade.
Com a nova avenida, os cidadãos ganharão mais qualidade de vida com a diminuição de 30 minutos, em média, de cada deslocamento. Quem sair de Nova Contagem para trabalhar no Eldorado, por exemplo, ganhará uma hora todos os dias para o lazer com a família, cuidar da saúde e do bem-estar.
A implantação da avenida Maracanã faz parte de um pacote de medidas para a melhoria da infraestrutura viária de Contagem, que inclui a abertura de corredores de trânsito e a reestruturação do sistema de transporte público. O córrego Maracanã e o ribeirão Betim serão canalizados, possibilitando a criação de um sistema viário com calçada, faixa de estacionamento, faixas de rolagem e ciclovia.
Espaço de lazer
Será construído um Parque Linear ao longo do leito do córrego Maracanã, com arborização e espaço de recreação. A avenida proporcionará a mobilidade democrática ao contemplar a circulação ordenada entre os diversos modais de transporte, além de garantir maior segurança viária.
A implantação da avenida Maracanã complementará ainda o sistema viário interrompido na altura da rua Alberto Schwaitzer. Com esta obra, a continuidade da avenida João Cesar de Oliveira estará garantida, ligando as regiões Sul e Norte da cidade sem passar pelo centro histórico, desviando 70% do tráfego desta área.
Nessa ocasião, conforme fontes envolvidas nas negociações, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, poderá informar ao prefeito Alex de Freitas sobre a viabilidade de se dar início ao projeto de expansão do metrô em Contagem. A prefeitura pleiteia R$ 600 milhões para construir o ramal entre o Eldorado e Bernardo Monteiro. Alex de Freitas elegeu o metrô como uma das prioridades da sua gestão.