Daniel Carvalho participa de encontro com arcebispo metropolitano, prefeito e o clero da cidade

Divulgação

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo; o bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira de Lacerda, mais da metade dos padres que atuam em Contagem, técnicos que servem à igreja de Belo Horizonte e funcionários do Centro Pastoral e Cúria Regional Nossa Senhora Aparecida receberam o prefeito Alex de Freitas e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Daniel Carvalho, abrindo uma série de encontros de trabalho entre os representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Contagem com representantes da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Ao abrir o encontro e após dar as boas vindas a Alex de Freitas e Daniel Carvalho, dom Walmor destacou que a colaboração entre igreja e poder público precisa existir para produzir o bem comum da população. “Queremos o diálogo, a troca de impressões comuns e de lado a lado, para que possamos encontrar caminhos para vencer os desafios, fazer mais e melhor para os mais pobres. Este é o compromisso com o cidadão, é nosso compromisso de fé”, reforçou.

O prefeito Alex de Freitas incluiu no debate o tema dos templos edificados em imóveis públicos e as consequências disso, bem como as ações que são encaminhadas para solucionar o problema de forma definitiva, “passando necessariamente pelas mãos dos vereadores, daí a importância da presença aqui do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho. Aproveito para reafirmar nosso interesse em reafirmar os nossos laços, sempre em favor de Contagem”.

Num processo aberto e franco de perguntas e respostas foram tratados os mais variados temas, como o Plano Diretor e suas implicações, incluindo a Lei de Uso e Ocupação do Solo; a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, mesmo com as igrejas sendo isentas do tributo, a situação do transporte público, da segurança e dos níveis de violência.

O arcebispo metropolitano aproveitou para comunicar aos presentes trabalho já em curso da Adere, uma associação dentro da estrutura da Arquidiocese liderada pelo professor Miguel Andrade que vai cuidar de questões culturais e ambientais, como a Serra da Piedade e pode perfeitamente ajudar na discussão das questões ambientais na cidade. “Este é um mod de participação com embasamento”, reiterou dom Walmor Oliveira de Azevedo.

REALIDADES DISTINTAS

Padres Evando (Icaivera e região), Arnon (Eldorado), Ricardo Issa (Parque São João e Perobas), Joaquim (Nova Contagem) e outros elencaram demandas de suas comunidades, resumindo um mosaico de toda a cidade e evidenciando que o Estado precisa reverter a situação de abandono das populações.

O prefeito, por sua vez, destacou ações que buscam ampliar a presença do governo em todas as regiões como a construção de escolas de tempo integral, unidades municipais de ensino infantil (Umeis), a destinação de imóvel de escola que tornou-se um elefante branco por área do Corpo de Bombeiros, a correção de discrepâncias na cobrança de impostos encaminhadas à Câmara, entre outras.

Daniel Carvalho fez questão de lembrar que Executivo e Legislativo têm papel diferentes, mas têm trabalhado em conjunto em prol da cidade e o funcionamento total da maternidade municipal, realizando 450 partos por mês; a criação do centro de traumatologia com oito macas de operações e muito mais são coisas que a opinião pública precisa saber. “Tivemos um 2017 muito difícil, um ano de muito julgamento, especialmente por quem integrou governos anteriores que não tiveram a coragem de adotar medidas impopulares para não perderem o poder. Caminhamos, no entanto, de cabeça erguida, querendo trabalhar, como está feito ao anunciarmos, semana passada, investimentos de meio bilhão de reais em investimentos, em mobilidade”, argumentou.

Ao final deste primeiro encontro, ficou acertada a necessidade de outras reuniões, a urgência de identificar interlocutores fixos e de manter as portas do diálogo sempre abertas para que de lado a lado se possa responder a uma pergunta simples: como podemos ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *