Painéis indicativos do Projeto “Contagem a Pé” foram instalados no bairro eldorado


Totens e Placas fomentando a qualidade da mobilidade urbana e promovendo o pertencimento à cidade estão disponíveis desde o dia 24 de março – créditos Rafael Aquino/Casa Criativa

Você conhece o caminho mais rápido e seguro até sua casa ou seu trabalho? Você realmente conhece as rotas dos lugares onde passa todos os dias? Provavelmente, a resposta será “não”. Para preencher essa lacuna, visando a qualidade da mobilidade urbana, o Move Cultura, em parceria com a Casa Criativa e por meio do “Contagem a Pé”, patrocinado pelo Fundo Socioambiental Casa, instalou no bairro Eldorado, em Contagem, Sistemas de Sinalização Interpretativa indicando as rotas mais seguras e rápidas da região. A ação social foi realizada nos dias 23 e 24 de março. O projeto é um dos contemplados pela I Convocatória de Propostas para a Mobilidade a Pé e Mudança do Clima, iniciativa conjunta com o Instituto Clima e Sociedade. Ao todo, oito ideias foram executadas em todo o país.

O Eldorado, principal centro econômico de Contagem, recebe por dia mais de 32 mil pessoas, segundo dados do IBGE divulgados em 2015. Além dos moradores da região, que totalizam 1/5 da população do município, circulam pelas ruas e becos trabalhadores e estudantes. Por isso, o bairro foi escolhido para ser o pioneiro em receber os Totens e as Placas Indicativas. A ideia, agora, é expandir o projeto pela cidade.

As ruas do bairro Eldorado receberam 12 Totens e 5 Placas Indicativas (confira os locais na lista abaixo). Esse material, conhecido como Wayfinding, é uma tendência em países de primeiro mundo. Considerando que Contagem, sede de grandes empresas e principal trecho rodoviário para a região Sudeste do Brasil, possui 648.766 habitantes, o projeto “Contagem a Pé” promove por meio da iniciativa o conhecimento do território, garante o direito à cidade, aponta os pontos de interesse entre os cidadãos, aperfeiçoa as rotas dos pedestres, prioriza a segurança, estimula a integração entre a mobilidade a pé e o transporte público e fomenta a prática da caminhada.

Segundo estimativa do Move Cultura, cerca de 960 mil pessoas por mês serão beneficiadas com o projeto “Contagem a Pé”. Outras 240 mil pessoas, indiretamente, também farão uso do equipamento, como, por exemplo, frequentadores da feirinha de artesanato e do centro comercial da região. O direito à cidade é para todos. E é impossível pensar nesse direito quando os transeuntes desconhecem o próprio território.

O “Contagem a Pé” é mais um dos projetos do Move Cultura que tem como proposta a elaboração de melhorias para a mobilidade urbana. Entre 2012 e 2013, a organização não governamental idealizou o Nubeco, em que foram realizadas ações, tanto com o apoio de moradores quanto o de comerciantes, para a revitalização de 53 becos existentes no bairro Eldorado, em Contagem.

Onde foram instalados os equipamentos?

TOTENS

T1: Avenida João César de Oliveira, 4.307 (Hospital Municipal)

T2: Avenida João César de Oliveira, 4.051 (Granitos Nobre)

T3: Avenida João César de Oliveira, 3.513 (Pç. Paulo Pinheiro Chagas)

T4: Avenida João César de Oliveira, 2.821 (CEM Iria Diniz)

T5: Avenida João César de Oliveira, 2.605 (Lojão do Real)

T6: Avenida João César de Oliveira, 1.201 (ag. CAIXA)

T7: Avenida João César de Oliveira, 673 (E.E. Francisco Firmo de Matos)

T8: Avenida Gen. David Sarnoff, 2.730 (Direcional Engenharia)

T9: Praça do Itaú, s/n (McDonald’s)

T10: Praça Nossa Senhora da Glória, s/n (esq. Rua Ingás)

T11: Avenida Francisco Firmo de Matos, 2.998 (posto Norte Sul)

T12: Terminal-Estação Eldorado, s/n (acesso de ligação à rua Jequitibás)

PLACAS

P1: Rua dos Jequitibás, 435

P2: Avenida José Faria da Rocha, 5.531

P3: Rua Manacá, 279

P4: Rua Monsenhor Bicalho, 501

P5: Rua Monsenhor Bicalho, 10

O que é o Move Cultura e a Casa Criativa?

Localizado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, o Move Cultura é uma organização não governamental, constituída em forma de sociedade civil, filantrópica e sem fins lucrativos. A principal missão do espaço é proporcionar por meio da cultura momentos de interação, entretenimento e reflexão, contribuindo assim para a formação de jovens e adultos. Já a Casa Criativa, que é autogestionado pelo Move Cultura, tem como missão conectar a comunidade local para o desenvolvimento de atividades colaborativas, fomentando a inovação e o empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *