Prefeitura inaugura espaço de apoio ao empreendedor

O suporte se dará em várias áreas, dentre elas: jurídica, administrativa, contábil, de marketing e recursos humanos – Foto: Elias Ramos

Os empreendedores de Contagem contam agora com um novo espaço para melhorar e simplificar o ambiente de negócios. Foi inaugurada nesta quarta-feira (28), no primeiro andar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Sala Mineira do Empreendedor. O espaço é o resultado da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) a Junta Comercial do Estado de Minas (Jucemg) e prefeitura. Ela foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo o Estado, atuando lado a lado com as administrações municipais, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes. O prefeito em exercício William Barreiro participou do evento que contou, também, com a participação de autoridades municipais e representantes do Sebrae, do Governo do Estado, de instituições acadêmicas, de sindicatos e empresários.

Para o presidente do Centro Industrial de Contagem (Cinco), Adimilson Moura, é muito importante para o município ter um empreendimento do porte da Sala Mineira. “O espaço veio para agregar uma série de serviços desde a abertura de uma empresa, até a emissão do alvará. A nossa meta é que em até 7 dias seja possível emitir 84% dos alvarás. Isso é um grande ganho para o município já que estamos desburocratizando os processos. Outra vantagem é a questão da parceria com as instituições acadêmicas. Isso vai possibilitar que todos os empreendedores da cidade façam consultorias gratuitamente”, disse.

Adimilson citou, ainda, que de janeiro até hoje foram abertas mais de 2.600 empresas no município. Em relação aos microempreendedores são cerca de 40 mil. “Estes são números consideráveis e importantes porque a Sala Mineira quer acolher todos os empresários, principalmente os microempreendedores. Queremos que esses empreendedores cresçam, estejam bem estruturado e se mantenham na cidade”, finalizou.

José Rodrigues de Lima Almeida, mais conhecido como Zezinho, é proprietário de um salão de beleza no bairro Eldorado há décadas. Ele informou que já participou de atividades na Secretaria de Desenvolvimento Econômico que agregaram muito ao seu negócio. A última capacitação foi em relação a gestão contábil e já consegue aplicar os ensinamentos em seu empreendimento. “A Sala Mineira vai agregar bastante ao município. Estamos há 30 anos no mercado e agora quero levar a teoria disponibilizada aqui para o dia a dia do salão. O desenvolvimento de qualquer negócio é importante para manter o profissional no mercado. Com as atualizações e as consultorias gratuitas, que teremos oportunidade de aproveitar neste espaço, saem ganhando os empresários, os clientes e o município”, salientou.

Na Sala você irá encontrar um espaço único para formalizar o seu empreendimento, obter orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento profissional. Tudo o que você precisa para fazer o seu negócio seguir em frente, de um jeito simples e prático. Ela terá como parceiras instituições de ensino, que prestarão suporte técnico qualificado para os microempreendedores em processo de abertura de empresas, com o intuito de capacitá-los e qualificá-los para o mercado fortalecendo, assim, a economia do município.

Respeito

“Nós temos que dar garantias a todos os empreendimentos e desburocratizar os processos cada vez mais. Temos o privilégio de viver em uma cidade beneficiada por sua localização, onde passam muitas rodovias, e o município deve ter comprometimento e respeito. Não podemos perder empresas, temos que retê-las. O trabalho junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e outras secretarias é a demonstração de respeito desta gestão às empresas contagenses. Eu não tenho dúvidas de que esse projeto irá contribuir muito para o município. Somos a terceira cidade mineira em arrecadação e iremos melhorar ainda mais”, comemorou William Barreiro.

O gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Medeiros Pires Tavares, falou sobre o desafio dos municípios para desenvolver as ações que geram empregos e desenvolvimento. “A Sala Mineira é um grande parceiro para isso. Será um local de referência no município para que o empresário seja orientado e tenha acesso a informações, capacitações e serviços. Ou seja: o empresário terá a empresa aberta de forma simplificada, desburocratizada e ligada a serviços nas áreas de gestão de negócios, empreendedorismo e todo suporte ao microempreendedor individual. É um apoio direto ao desenvolvimento econômico e social do município. Esta é uma ferramenta que irá efetivamente contribuir para o desenvolvimento da cidade”, pontuou.

A Sala Mineira do Empreendedor funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Rua Haeckel Ben Hur Salvador, 180, Cinco- Contagem).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *