Estudantes do Eros Gustavo são campeões de torneio de raciocínio na Turquia

Alunos de 9 a 12 anos do Instituto Eros Gustavo, de Contagem (MG), venceram nesta quarta-feira (13) a competição internacional The Mind Olympics, realizada pela Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, na cidade de Antália, na Turquia, competindo com alunos de outros cinco países que utilizam a metodologia com jogos de raciocínio da Mind Lab.

Os alunos Amanda Coura Fernandes, Matheus Henrique Mendes Rodrigues, Emanuel de Paula Santos, Tiago Araújo Vidal, participaram ao lado dos vencedores da categoria de 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública, a EMEF Visconde de Mauá, do município de Portão (RS), que foi vitoriosa no ano passado e, neste ano, conquistou a segunda colocação.

Ambos os times haviam vencido em maio a etapa nacional da X Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, torneio entre estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais. Durante toda a competição no Brasil, que possui também uma fase classificatória digital, participaram 850 alunos de 142 escolas. Assim como no Brasil, na competição internacional utilizaram os jogos Abalone, Damas Olímpicas, Quoridor e Octi.

Na The Mind Olympics foram realizadas 12 partidas ao longo de dois dias, sendo que cada aluno teve a oportunidade de enfrentar estudantes de todas as outras equipes participantes. Nesta edição, além do Brasil, estiveram presentes estudantes do Panamá, Inglaterra, Austrália, Romênia e Turquia. O torneio é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio da Mind Lab como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções.

“É com muito orgulho que vemos os estudantes brasileiros colherem os frutos de seus esforços em equipe durante todo o tempo em que competiram com os jogos de raciocínio. A Olimpíada para a Mind Lab é o momento em que vemos o resultado de nosso trabalho junto aos jovens. É um orgulho levantar nossa bandeira novamente junto a outros países “, explica a diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia

Essa foi a terceira vez que o Instituto Eros Gustavo participou do torneio internacional, tendo competido no último ano, representando as escolas privadas. Em 2017, alunos da Escola Municipal Visconde de Mauá, da cidade de Portão (RS), venceram a etapa internacional da Mind Olympics, realizada na Ilha de Creta, na Grécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *