Radar Político com Marcos Moreira

João Magalhães (deputado estadual MDB/MG),

Nomeação

O deputado estadual João Magalhães (MDB) nomeou o ex-prefeito de Central de Minas, Gilmar Dornelas de Souza (PDT), conhecido como Gilmar da Farmácia, para o cargo de assessor paramentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Só que, atualmente, o ex-prefeito responde na Justiça pelos crimes de improbidade administrativa e dano ao erário na época em que comandava a prefeitura, entre os anos de 2009 e 2012. Ele é acusado de cometer irregularidades em licitações para a construção de 40 unidades habitacionais no município.

Tribunal de Contas do Estado

O governador Fernando Pimentel (PT) indicou no dia 28, o deputado estadual Durval Ângelo (PT), líder de governo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A vaga era ocupada por Adriene Andrade, que morreu em abril. A indicação foi encaminhada ao presidente ALMG, Adalclever Lopes (MDB), que deverá submetê-la à apreciação dos parlamentares.

Tribunal de Contas do Estado II

De acordo com a ALMG, um parecer será elaborado, levado a plenário e  uma comissão especial para sabatinar o deputado será formada. Ele precisa de maioria simples para ser aprovado. Somente depois, o governador poderá fazer a nomeação. Durval Ângelo afirmou que espera se sair bem na sabatina e receber o voto dos deputados.

Candidato

No dia 2 de junho, Mauro Tramonte fez sua ultima apresentação no programa “Balanço Geral MG” da Record TV. O apresentador deixa o programa para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelo PRB. Para Tramonte, ocupando um cargo eletivo ele poderá atuar ainda mais na vida dos mineiros.

Racha interno

O MDB, que em âmbito estadual se dividiu em três partes, em Contagem  parece que tem uma certeza: não apoiará a reeleição de Pimentel. Contudo, no âmbito estadual, o MDB tem três grupos de lideranças que caminham para destinos diferentes.

Racha interno II

Alguns deputados federais querem a união com o PT para facilitar suas próprias reeleições, já o presidente da Assembleia legislativa que sempre atuou a favor de Pimentel, hoje deseja ser candidato a governador e bater chapa com o “ex-amigo petista”. O vice-governador Antônio Andrade, também diz querer ser candidato a governador, todavia, dizem que sua real intenção é “pegar o partido” para apoiar a candidatura a governador de Rodrigo Pacheco (DEM).

Senador pelo MDB

O pastor Sebastião Quintão, que em abril renunciou à prefeitura de Ipatinga para participar das eleições deste ano como candidato à presidência da República ou ao Senado pelo MDB de Minas, pelo visto corre o risco de ficar apenas assistindo de camarote o processo. Além do fato de ter sido condenado pela Lei da Ficha Limpa, ele assiste o seu partido, sem uma posição definida e à deriva.

Congresso em Foco

Levantamento do site Congresso em Foco mostra que em todo o primeiro semestre deste ano, o senador Aécio Neves (PSDB) desde a revelação das gravações de conversas com Joesley Batista, dono da JBS, só fez dois pronunciamentos na tribuna do plenário – um foi em fevereiro, e o outro, no início de junho.

Congresso em Foco II

Parece um mero registro de participação no plenário do Senado, mas é mais do que isso. No caso de Aécio, é uma das demonstrações de que o ex-presidenciável, antes protagonista da política nacional, passou a ocupar um patamar secundário no Congresso desde a revelação das gravações de conversas com Joesley Batista, dono da JBS, que transformaram o senador em réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

Taxa de lixo

A Prefeitura de Ibirité publicou na segunda-feira (25), em uma edição extra do “Diário Oficial do Município”, um decreto que revoga a cobrança de taxa de lixo com aumento para parte da população neste ano. O fato se deu depois de o Executivo ter enviado nos últimos dias, boletos relativos à taxa com o novo valor.

Taxa de lixo II

A cobrança com reajuste causou muita repercussão na cidade. Os moradores de imóveis com área menor do que 100 m² iriam pagar mais para terem seu lixo recolhido. Com a pressão popular e a colocação da lei em vigor com antecedência, a Câmara Municipal chegou a marcar uma reunião para tentar suspender a taxa.

Apoio ao senador

O ex-deputado estadual, que também foi presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (Solidariedade) oficializou o apoio ao senador Antonio Anastasia (PSDB) na corrida pelo Palácio da Liberdade. Este acerto já estava previsto desde o início das tratativas, pois os dois pertencem ao mesmo arco de alianças que comandou Minas nas gestões tucanas.

Horário eleitoral

Com isso, Antonio Anastasia, pode ter o maior tempo no horário eleitoral gratuito do rádio e da televisão. Vale ressaltar que o PTB estadual, comandado pelo deputado Dilzon Melo, também anunciou apoio a Anastasia.

Alerta

Antes de 16 de agosto, os pré-candidatos podem participar de diversos eventos, inclusive expondo plataformas e projetos políticos. Também é permitido falar de suas qualidades pessoais e mencionar uma possível candidatura. Mas, atenção! Pedidos de votos, NÃO!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *